Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Sacerdote lembra encontros com Madre Tereza e palavras que o marcam desde a juventude
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 01/09/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Mumbai – Índia (Quinta-feira, 01/09/2016, Gaudium Press) – Tendo em vista a proximidade da canonização de Madre Teresa de Calcutá no próximo dia 4 de setembro, surgem a cada instante declarações, fatos e testemunhos relacionados com a futura Santa. Até, seria algo anormal, caso não pululassem histórias relacionadas com vida e ação da Fundadora Irmãs Filhas da Caridade.

Ainda há pouco, o Padre Caesar D’Mello, teólogo e pároco da Igreja de Santo André, da cidade de Mumbai, na Índia, ofereceu um testemunho para a Agencia Fides: “Madre Teresa era uma pessoa totalmente ‘descentrada’, ou seja, centrada no próximo e não em si mesma” e este era um dos segredos de sua pessoa e de sua santidade: manter o olhar, a atenção no próximo, na consciência da preciosidade da relação humana, em que se manifesta o Espírito Santo e a obra de Deus”.

O sacerdote recorda-se então de seus encontros pessoais com Madre Tereza. Quando ele ainda era jovem, encontrou-se com ela na década de 70. E essa oportunidade ocorreu graças ao Arcebispo Dom Alan de Lastic: “falava-se de Madre Teresa com respeito e reverência, na Igreja e na sociedade indiana” observou Padre Caesar.

“Sua felicidade maior era participar da Eucaristia”, que considerava como fonte de toda a sua atividade cotidiana, acrescenta o sacerdote.

Padre D’Mello prosseguiu com suas recordações, relembrando a ocasião e as palavras dela: “Na vez seguinte, eu a encontrei no ano de 1980, quando eu estudava teologia em Roma. Madre Teresa foi convidada para falar em um encontro de teólogos e professores de vários colégios. Todos escutamos atentos esta simples e frágil religiosa que trabalhava com pessoas em fim de vida e indigentes, em Calcutá. Ela disse, então, que devemos ser gratos aos pobres que nos permitem servi-los e que devemos aprender deles porque têm muito a nos ensinar”.

“Suas palavras simples, rememora ele, tocaram todos os corações. Seu breve discurso foi poderoso e eficaz, simplesmente por vir de uma pessoa totalmente engajada no cuidado com os indigentes e excluídos que morriam nas ruas de Calcutá. As palavras eficazes são as que provêm de uma vida totalmente dedicada a Cristo e aos pobres”, concluiu. (JSG)

 
Comentários