Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Livro sobre a Pastoral da Comunicação é publicado na Colômbia
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 05/09/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Bogotá – Colômbia (Segunda-feira, 05-09-2016, Gaudium Press) Analisando a realidade da Pastoral da Comunicação na América Latina, foi publicado na Colômbia o livro “Notas para uma pastoral da comunicação hoje. Os desafios do novo ambiente digital”, de autoria do Padre Ariel Beramendi, sacerdote boliviano, responsável para América Latina na recém-criada Secretaria para a Comunicação da Santa Sé.Livro sobre a Pastoral da Comunicação é publicado na Colômbia.jpg

Editado na Colômbia pela PPC, o livro se inspirou na pesquisa que o autor realizou para obter o doutorado em Teologia Pastoral de Comunicação na Universidade Lateranense de Roma. Em 172 páginas se propõem alguns critérios que poderão contribuir para o desenvolvimento de estratégias comunicativas em cada uma das igrejas particulares da América Latina.

Para o desenvolvimento de seu conteúdo, o Padre Beramendi teve em conta a realidade da Pastoral da Comunicação na Colômbia. “Estudei com particular atenção como foi e como é a pastoral da comunicação na Colômbia como uma realidade que pode servir também para outros contextos, porque este país tem andes, caribe e vales e por isso é representativo para toda América Latina”, comentou o autor, que é citado em nota de imprensa do Episcopado Colombiano.

Mencionado desta vez em nota divulgada pela RIIAL, o sacerdote boliviano assinalou que tomou como base a realidade da Colômbia, já que em proporção à sua extensão geográfica, é o país latino-americano com maior porcentagem de católicos, dioceses e agentes pastorais da América do Sul. “Não é casualidade que o CELAM -Conselho Episcopal Latino-americano- esteja na Colômbia e não em outro país”, sublinhou.

Especial interesse também de seu autor aos desafios que hoje tem de enfrentar a comunicação no ambiente digital. O Padre Beramendi enfatiza que a digitalização não é sinônimo de adquirir tecnologia, mas de uma cultura onde se deve saber “estar presente” nos novos espaços comunicativos e com uma visão pastoral.

Algo que chama a atenção, é seu prólogo, que foi escrito por Dom Eduardo Viganò, Prefeito da nova Secretaria para a Comunicação do Vaticano. Ele foi quem dirigiu esta pesquisa, quando era docente na Universidade Lateranense.

Dom Viganò destaca como a obra mostra de forma cronológica e sistemática os ensinamentos da Igreja sobre comunicação, tendo igualmente em conta o que se tem dito sobre esta matéria o Episcopado Latino-americano a partir de suas Assembleias Gerais, e a reflexão eclesiológica com base na comunicação. (GPE/EPC)

 
Comentários