Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Laos: três novos padres e beatificação de 17 mártires
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 09/09/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Vientiane – Laos (Sexta-feira, 09/09/2016, Gaudium Press) – Os fiéis católicos do Laos estão alegres com dois acontecimentos históricos para aquela terra de missões, perseguições e muita fé.

O pequeno rebanho de Cristo que vive no país do sudeste asiático terá mais três sacerdotes laosianos que serão ordenados no próximo dia 16 deste mês de setembro, em Savannakhet e, além disso, no dia 11 de dezembro, em Vientiane, serão beatificados 17 mártires entre sacerdotes, religiosos e leigos.

Estes acontecimentos, históricos para uma tão pequena Igreja, receberam autorização e aprovação oficial do Governo.

Enviado Papa

A celebração de beatificação em 11 de dezembro será presidida pelo Enviado do Papa Francisco que nomeou para como tal o Cardeal filipino Orlando Quevedo, Arcebispo de Cotabato.

Para a Missa da cerimônia de ordenação sacerdotal no dia 16 de setembro, deverão estar presentes os Bispos laosianos dos Vicariatos Apostólicos de Vientianne, Luang Prabang, Savannakhet e Paksè.

Vigário Apostólco: momento histórico

Para Dom Louis-Marie Ling Mangkhanekhoun, que é o Vigário Apostólico de Paksé, este “É um momento histórico para a nossa Igreja, um verdadeiro ano da graça”.

“Estamos realmente muito felizes. Estamos empenhados na preparação destes dois importantes eventos. Constatamos com alegria que o país está se abrindo sempre mais e que também nós estamos sendo beneficiados por esta nova abordagem”.

Comunhão com a Igreja

“Será para nós um momento de plena comunhão com a Santa Sé e a Igreja universal”, afirmou para a Fides Dom Louis-Marie Ling Mangkhanekhoun.

E ele ainda comentou: “Esperamos poder fortalecer uma profícua cooperação com as autoridades civis, pelo bem da Igreja e do povo do Laos. Estamos certos de que teremos visitas nas celebrações, como os Bispos e os representantes do Camboja (com quem compartilhamos a Conferência Episcopal) e esperamos também de outros países vizinhos.

Para concluir, o Vigário Apostólico disse: “Agradecemos de coração ao Papa Francisco, que dispôs que a celebração dos mártires se realize no Laos. É um grande dom para todos nós”.

Novos Padres

Os três diáconos prestes a serem ordenados pertencem ao Vicariato Apostólico de Luang Prabang e têm o nome de Batismo de três grandes Santos: Paulo Lattana Sunthon, Agostinho Saegna Sii Bunti e Miguel Kanthak Vilae Luong Di.

Mártires

Os 17 mártires laosianos foram reconhecidos pelo Papa Francisco em 2015, em duas distintas causas:

a do missionário italiano Padre Mario Borzaga OMI e do primeiro catequista local, Paolo Thoj Xyooj, mortos in odium fidei em 1960.

A segunda causa de beatificação diz respeito ao primeiro sacerdote laosiano, José Thao Tien e outros 14 companheiros: dez são missionários pertencentes às Missões Exteriores de Paris (MEP) e aos Oblatos de Maria Imaculada (OMI).

Junto deles, estão na mesma causa quatro leigos catequistas indígenas.

Os 15 foram assassinados entre 1954 e 1970 pelos guerrilheiros comunistas Pathet Lao. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações Fides.)

 
Comentários