Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Tema do Jubileu das Universidades: “Conhecimento e Misericórdia”
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 09/09/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Roma – (Sexta-feira, 09/09/2016, Gaudium Press) – “Conhecimento e misericórdia: a terceira missão da Universidade” é o tema do Jubileu das Universidades, que está tendo andamento em Roma.

O Jubileu deve ir até o dia 11 de setembro e é uma inciativa da Congregação para a Educação Católica em colaboração com o Departamento da Pastoral Universitária da Diocese de Roma e com o Ministério italiano da Instrução, da Universidade da Pesquisa.

D. Lorenzo Leuzzi, Delegado do Departamento Diocesano para a Pastoral Universitária diz:

– “Considero que o Jubileu das Universidades seja um momento importante -porque constitui uma ocasião para aprofundar ulteriormente o tema da misericórdia e, portanto, a tentativa de passar da misericórdia assistencial à misericórdia projectiva. Estamos perante uma mudança de época que impõe uma nova reflexão, isto é, procurar trabalhar em conjunto com a colaboração de todos, porque a humanidade tem perante si, grandes desafios nos quais e em relação aos quais a Universidade é chamada a desempenhar um papel determinante”.

Desenvolvimento

O Contributo da Universidade Católica do Sagrado Coração ao Jubileu tem sido particularmente significativo com intervenções nas principais sessões e mesas de trabalho.
O encontro foi aberto na quarta-feira, 7, às 15:30 horas com a cerimónia inaugural na Pontifícia Universidade Lateranense.

Temas de caráter económico, mas também comunicação, bioética, teologia, até à psicologia e finanças estão sendo analisados por mais de 50 reitores vindos dos cinco continentes para este Jubileu das Universidades, Centros e Instituições de Alta Formação Artística e Cénica.

Estarão presentes o Prémio Nobel para Física, Claude Choen-Tannoudji, e Peter van Inwagen, docente da Universidade “Notre Dame”, dos Estados Unidos.

Programação

A primeira jornada do Jubileu encerrou-se com a celebração das Vésperas, na Basílica papal de São João de Latrão, presididas pelo Cardeal Peter Turkson, Presidente do Conselho Pontifício para a Justiça e a Paz e foi animada pela Orquestra Barroca dos Conservatórios.

No dia 8 às 9 horas teve lugar na Universidade do Estado italiano, “Tor Vergata”, o encontro mundial dos Reitores.
Depois os trabalhos prosseguiram, por grupos, em diversas Universidades de Roma: “Roma Três”, “Libera Università Maria Santíssima”, e a “Pontifícia Universidade da Santa Cruz”.

Três fóruns foram realizados:

um dedicado aos Centros de Pesquisa, no Conselho Nacional Italiano de Investigações; um outro para os Dirigentes Administrativos, na Universidade de Roma “La Sapienza”, introduzido por D. Claudio Giuliodori, Assistente Eclesiástico Geral da Universidade Católica do Sagrado Coração e, por fim, no Teatro Eliseu, no centro de Roma, teve lugar o Fórum dos Centros e das Instituições de Alta Formação Artística e Cénica.

Às 21 horas houve, na Basílica São Paulo Fora de Muros, o concerto jubilar com a Orquestra Nacional dos Conservatórios, introduzido por uma intervenção do Cardeal Gianfranco Ravasi, Presidente do Conselho Pontifício para a Cultura.

Hoje, sexta-feira, 9, os participantes estão na Basílica de São João de Latrão, para a celebração do Jubileu com a passagem da Porta Santa e a celebração da Eucaristia presidida pelo Cardeal Giuseppe Versaldi, Prefeito da Congregação para a Educação Católica.

No sábado, dia 10, às 10 horas da manhã, os participantes estarão na Praça de São Pedro onde tomam parte na Audiência Jubilar do Papa Francisco. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações RV)

 
Comentários