Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Religiosas carmelitas de todo o mundo criam coro virtual pelos 500 anos de Santa Teresa
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 15/09/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Reno – Estados Unidos (Quinta-feira, 15-09-2016, Gaudium Press) Noventa e três religiosas carmelitas de clausura em 24 países de todos os continentes se uniram para criar um coro virtual que rendeu uma homenagem a Santa Teresa de Jesus no quinto centenário de seu nascimento. A iniciativa surgiu da Irmã Claire Sokol, do Reno, Estados Unidos, que compôs a melodia do hino ‘Nada te perturbe’, baseado na célebre poesia da Santa.

A plataforma tecnológica que tornou possível o coro virtual é de autoria de Scott Haines, que realizou a produção dos primeiros coros virtuais em 2009 e 2010, que obteve quase 4,5 milhões de visitas no portal de vídeos YouTube. Após essa experiência, criou o grupo Virtual ‘Musicians Group’ onde continuou produzindo música com intérpretes distanciados geograficamente.

Para as religiosas carmelitas, esta aventura iniciou com um e-mail da Irmã Sokol enviado a todos os mosteiros do Carmelo. Através da plataforma de coros virtuais, qualquer religiosa com acesso à internet podia baixar a parte da composição que lhe corresponderia cantar e escutar as indicações do condutor, para gravar o som e o vídeo de seu canto, que era mesclado pelo estudo de Haines no Kansas, onde se completou a obra.

“Quando cantei diante do computador, não me senti sozinha”, relatou à ‘Global Sisters Report’ a Irmã Agnes, do Mosteiro de Le Havre, no norte da França. “Estava conectada com todas as membros que participaram nesta aventura. Não as via, mas estava segura de que construíamos um vínculo através das fronteiras ao orientar-nos até o mesmo maravilhoso plano”. As religiosas não apenas gravaram o hino ‘Nada te Perturbe’, mas também o canto mariano ‘Salve Regina’, de grande tradição na Igreja, com arranjos compostos pela Irmã Sokol e a qual se somaram frades e seculares carmelitas.

O produto final resultou na mescla de mais de 200 faixas de som e vídeo das religiosas com imagens de Santos carmelitas e religiosas em oração (Assista através do link: http://bit.ly/2cBwifl). A Irmã Sokol já havia composto a canção “Cântico de Amor de Santa Teresa” em 1996 e se encarregou pela composição da trilha sonora do filme “Teresa: a história de uma Alma”. (GPE/EPC)

 
Comentários