Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Mensagem de Fátima será o eixo central de curso no Santuário Mariano em Portugal
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 16/09/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Fátima – Portugal (Sexta-feira, 16-09-2016, Gaudium Press) Com o tema “O triunfo do amor nos dramas da História” ocorrerá no Santuário de Fátima, Portugal, um Curso sobre as Mensagens de Nossa Senhora aos pastorinhos. O evento, organizado pelo Santuário da Cova da Iria e enquadrado nas comemorações pelo centenário das aparições marianas, ocorrerá entre os dias 07 e 09 de outubro na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo em Fátima. Será guiado pela Irmã Angela Coelho, postuladora da Causa de Canonização dos Beatos Francisco e Jacinta.

A Mensagem de Fátima será o eixo central do curso que ocorrerá em outubro.jpg

O curso, que se realiza já em sua edição número 11, está dividido em oito sessões nas quais se aprofundará em vários aspectos da Mensagem de Fátima. De acordo com informações do Santuário português, o programa acadêmico iniciará com uma reflexão sobre o significado de Fátima, marco teológico das aparições.

Além disso, a postuladora dos videntes de Fátima, que é religiosa da Aliança de Santa Maria, entrará no mundo dos protagonistas e nos acontecimentos centrais de Fátima. “Sublinhará a centralidade do rosto trinitário de Deus na Mensagem de Fátima e falará sobre a importância da Adoração Eucarística como convite a uma atitude oblativa”, disse o Santuário em nota à imprensa.

Entre os temas, também se dialogará sobre a figura intercessora e maternal da Virgem Maria, na importância da oração do Santo Rosário e no significado do Coração Imaculado como expressão da compaixão de Deus pelo mundo. Igualmente, haverá um espaço para aprofundar na pedagogia do segredo que fala da reparação como um convite para participar na ação salvadora de Deus; assim como o perfil espiritual e biografia dos videntes de Fátima.

O propósito “é dar a conhecer, de forma integral e coordenada, o essencial da Mensagem de Fátima, que é uma mensagem de paz e de esperança para toda a humanidade, expondo os elementos fundamentais das aparições da Cova da Iria, sistematizando os aspectos temáticos e enquadrando os teológicos, procurando sempre relacioná-los com os aspectos específicos da vida cristã”, destaca o Santuário em nota.

O curso se dirige aos agentes de pastoral de diversos âmbitos, aos colaboradores do Santuário, membros de diversos movimentos marianos, assim como aos católicos que estão interessados em se aprofundar na espiritualidade da Mensagem de Fátima.

A mais recente edição desta iniciativa foi realizada no mês de junho também com a presença da Irmã Angela Coelho. Naquela oportunidade estiveram presentes mais de 700 pessoas, uma cifra que se espera superar no próximo curso de outubro.

Precisamente no último domingo, 11, culminou no Santuário de Fátima o 24º Congresso Mariológico Internacional, que se realizou com a promoção da Pontifícia Academia Mariana e a colaboração do Santuário de Fátima com o tema: “O acontecimento de Fátima, cem anos depois: história, mensagem e atualidade”.

O evento foi encerrado com uma Solene Eucaristia presidida pelo Cardeal José Saraiva Martins, Prefeito Emérito da Congregação para as Causas dos Santos e Enviado Especial do Papa Francisco.

O purpurado assinalou em sua homilia que Fátima “é uma escola de verdade, porque nos defende das fábulas, nos ensina a encarar a realidade com o coração de Deus, com os olhos da Fé, nas diversas aparições”.

“Diante da perda do sentido dos valores e da desorientação das consciências, Nossa Senhora nos apresenta princípios não negociáveis aos quais se deve ir para uma correta convivência civil e cristã: a vida, a família, o matrimônio, a união entre um homem e uma mulher, a caridade concreta e a dignidade das pessoas”, acrescentou o Cardeal. (GPE/EPC)

 
Comentários