Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Dom Jaime traz novidades sobre a canonização dos mártires potiguares
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 21/09/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Nata – Rio Grande do Norte (Quarta-feira, 21-09-2016, Gaudium Press) Após retornar de Roma, na noite desta segunda-feira, 19, o Arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha comentou ao site da Arquidiocese de Natal as novidades referentes ao andamento do processo de canonização dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu.

Gaudium Press.jpg

Na capital italiana, Dom Jaime tratou do assunto com as principais autoridades vaticanas. Em 14 de setembro, teve uma audiência com o prefeito para a Congregação da Causa dos Santos, Cardeal Ângelo Amato.

Na ocasião, participaram do encontro o postulador da Causa de Canonização dos Mártires, Frei Giovanni Califano, e o representante do processo de canonização na Arquidiocese, Padre Júlio César Cavalcante.

No dia seguinte, às 11h30 (horário de Roma), o Arcebispo de Natal, acompanhado do Arcebispo Emérito de São Paulo, Cardeal Cláudio Hummels, participou de uma audiência com o Papa Francisco.

O início do processo de canonização dos Mártires

Em agosto de 2015, Dom Jaime havia recebido um telefonema do Cardeal Hummels, informando que havia conversado com o Santo Padre sobre a possibilidade da canonização dos mártires potiguares.

Em entrevista à Rádio Vaticano, na última sexta-feira, 16, o purpurado falou sobre o surgimento da intenção de canonização dos protomártires nativos do Brasil.

“Levantei esta causa tempo atrás com o Papa Francisco, lembrando que ele havia canonizado outros beatos históricos antigos e que não há mais muita documentação a ser levantada. Ele já canonizou o Beato Anchieta, o Padre Fabro, um dos fundadores da Companhia de Jesus. Numa audiência que tive com ele, me recordei destes nossos mártires e pensei: ‘Por que não apresentar ao Papa esta questão?’. E escrevi em um memorando ‘se não era possível pensar numa canonização’. Ele reagiu muito positivamente e me disse para conversar com o Cardeal Amato, com o Presidente da CNBB e com o Arcebispo de Natal. Foi o que eu fiz”, explicou o Arcebispo emérito de São Paulo.

Os próximos passos

Agora, de volta a Natal, Dom Jaime Vieira informou que a Arquidiocese de Natal precisa cumprir algumas providências para dar sequência ao processo de canonização dos Bem-Aventurados Padre Ambrósio Francisco Ferro, Padre André de Soveral, Mateus Moreira e companheiros mártires, como a difusão da devoção aos Padroeiros do Rio Grande do Norte.

No próximo mês de outubro, o postulador, Frei Giovanni Califano, deve entregar o relatório final do processo de canonização ao prefeito da Congregação da Causa dos Santos.

Após realizada esta etapa, o processo será avaliado por uma comissão formada por cardeais e teólogos da Congregação para, em seguida, ser encaminhado ao Papa. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Natal

 
Comentários