Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


400 mil jovens argentinos caminham 15 horas para render homenagem à Nossa Senhora de Itaití
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 21/09/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Itaití – Argentina (Quarta-feira, 21-09-2016, Gaudium Press) Uma grande romaria foi a que se viveu no último final de semana em Itaití, Argentina. Mais de 400 mil jovens do Nordeste do país caminharam 15 quilômetros até o Santuário de Nossa Senhora de Itaití para render uma homenagem a Nossa Senhora. A peregrinação, que é realizada anualmente e ocorreu no sábado, 17, teve como lema “Com Maria, caminhemos até a misericórdia do Pai”, em sintonia com o Ano Santo convocado pelo Papa Francisco. Durante a jornada também se comemorou o Bicentenário da Independência da Argentina.400 mil jovens argentinos caminham 15 horas para render homenagem à Nossa Senhora de Itaití.jpg

O epicentro da peregrinação foi a Santa Missa presidida por Dom Adolfo Canecín, Bispo de Goya, que ressaltou que a romaria se realize no contexto do Bicentenário da pátria. “Esta é uma ocasião muito linda para rezarmos juntos pela nossa Pátria, agradecendo pela independência que nos entregaram mas também pedir para podermos ter a capacidade necessária para trabalhar no presente, olhando para o futuro”, disse.

Igualmente acrescentou: “É lindo que façamos deste momento, também uma festa histórica para agradecer por tudo o que temos recebido e também para aprender da história”.

O prelado, em outro momento, recordou os inícios da peregrinação juvenil -uma das mais numerosas que se fazem na Argentina-, quando se realizou pela primeira vez em 1979 como uma caminhada dos fiéis de Resistencia e Corrientes, mas que aos poucos se converteu em toda uma expressão de Fé da região.

Justamente nesta peregrinação participou Dom Canecín. “Era para oferecer uma proposta diferente para a primavera, para o mês do estudante, era uma oportunidade para rezar para que tivéssemos um seminário na região -que depois se concretizou- rezar pelas vocações e quiçá fruto disso houve um enorme auge vocacional nesses anos”, contou.

Referindo-se depois ao lema da jornada, o Bispo de Goya destacou: “Que lindo que nós -tendo tantas formas de caminhar- optemos por fazê-lo com Maria e o façamos até a misericórdia de Deus (…) Com Maria caminhamos até a misericórdia do Pai. Ele tem repostas a todas as perguntas que pode ter o ser humano”.

Unindo-se posteriormente a um dos convites feitos pelo Papa Francisco ao convocar o Ano Santo da Misericórdia chamando aos jovens a realizar ao menos uma obra espiritual e corporal de misericórdia por dia, posto que, “com uma por dia vamos terminar aprendendo o estilo de Deus. Vamos aprender o modo de ser de Deus” vivendo a misericórdia “com os gestos, não apenas com as palavras porque a Fé se deve viver, manifestar na vida”.

Ao concluir a Celebração Eucarística, foi anunciado que o Segundo Encontro Nacional da Juventude será realizado na cidade de Rosario em outubro de 2017. Este evento, que congregará aos jovens católicos de todo o país, não era realizado há mais de 30 anos. (GPE/EPC)

 
Comentários