Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Colômbia será sede do III Congresso Internacional de Liturgia e Pastoral
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 22/09/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Medellín – Colômbia (Quinta-feira, 22-09-2016, Gaudium Press) “A Misericórdia e Reconciliação no Trabalhos Pastoral da Igreja”, será o tema do III Congresso Internacional de Liturgia e Pastoral que se desenvolverá em Medellín nos dias 11 e 12 de outubro no Seminário Maior da cidade colombiana, e organizado pela Universidade Pontifícia Bolivariana (UPB), com o apoio da Arquidiocese de Medellín.

Colômbia será sede do III Congresso Internacional de Liturgia e Pastoral.jpg

O objetivo do Congresso é o de “oferecer a partir da academia, temáticas litúrgicas lidas com critério pastoral, de modo que se mostre aos discípulos-missionários o magistério eclesial e sem implicação na vida diocesana”.

Igualmente, por ocasião do Jubileu Extraordinário da Misericórdia se busca “oferecer os dados bíblicos e as referências ao magistério eclesial acerca do sacramento da reconciliação, de modo que os ministros do sacramento e os distintos agentes pastorais possam compreender a urgente atualidade deste sacramento que nos reconcilia com Deus e com os irmãos”.

O evento será inaugurado pelo Arcebispo de Medellín, Dom Ricardo Tobón Restrepo, que é também o Grão Chanceler da UPB e ministrará a aula magistral inaugural.

Três serão as palestras centrais que se desenvolverão ao longo do Congresso. Elas terão os seguintes temas: Origem Bíblica do Sacramento da Penitência; O Jubileu Cristão como expressão da Misericórdia; e Para uma Pastoral a partir da Reconciliação.

Além disso, se desenvolverão cinco mesas temáticas que falarão sobre: As pessoas no Sacramento da Penitência; a História do Sacramento da Penitência; O Sacramento da Penitência na Patrística; Reconciliação e conflito urbano; e Sacramentalidade da Igreja.

Entre os palestrantes convidados estarão presentes o Padre Manuel Flaker Labanda, Reitor do Seminário ‘Redemptoris Mater’ da Diocese de León; o Padre Samuel Darío Parada Lemus da Arquidiocese de Nueva Pamplona; o Padre José Luis Paniagua Restrepo, encarregado da Vida Consagrada da Arquidiocese de Medellín; o Padre Julián Darío Gómez, da Pastoral Social da Arquidiocese de Medellín; além dos docentes da UPB, os sacerdotes Juan David Muriel Mejía e Diego Alberto Uribe Castrillón.

O Congresso está dirigido aos sacerdotes, religiosos, religiosas, diáconos, docentes e estudantes de teologia, docentes de educação religiosa, catequistas, agentes de pastoral, assim como leigos comprometidos com a ação evangelizadora da Igreja e fiéis interessados na temática central do evento.

Esta iniciativa, que foi realizada pela primeira vez em 2012, vem sendo efetuada a cada dois anos. A primeira edição contou com a participação de mais de mil pessoas, que refletiram sobre os desafios que hoje apresenta a iniciação cristã. Por sua vez, a segunda versão do Congresso, que ocorreu em 2014, se centrou em realizar uma leitura da Constituição ‘Sacrosanctum Concilium’. (GPE/EPC)

 
Comentários