Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Brasil vivencia a Semana Nacional da Vida com o tema “vida e sociedade”
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 23/09/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Brasília (Sexta-feira, 23-09-2016, Gaudium Press) Entre os dias 1º e 7 de outubro, a Igreja no Brasil acolhe a Semana Nacional da Vida, momento de celebração e de recordação de compromissos em favor de sua promoção organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB e pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF).

De acordo com o bispo de Osasco (SP) e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, Dom João Bosco Barbosa de Sousa, a vida, dom de Deus, “é muitas vezes desvalorizado, desrespeitado, não é suficientemente bem cuidado como devia ser, como um presente de Deus”.

Neste sentido, a Semana Nacional da Vida, que será concluída no dia 8 com o Dia do Nascituro, é ocasião de celebração e de reassumir compromissos. “Nós celebramos a Semana da Vida primeiro como uma grande ação de graças a Deus pela vida que nós recebemos, pela nossa vida pessoal, das pessoas que nós amamos e todas as pessoas do mundo e do mundo em que nós vivemos”, explicou Dom Bosco.

Já a segunda motivação para a Semana, conforme o prelado, é “lembrar certos compromissos que nós temos com a vida para que ela seja cada vez mais desenvolvida, mais viva e também compartilhada por todas as pessoas”. Para o bispo de Osasco, o mais importante é ser refletido o que limita e mata a vida.

A edição 2016 traz como tema de reflexão “Vida e Sociedade”, propondo cinco encontros, com diferentes abordagens.

O material preparado com a finalidade de aprofundar a temática proposta para este ano é o livro “Hora da Vida”. O conteúdo possui desde pistas para reflexão até orações e informações relacionadas à vida e à sociedade.

Dom João Bosco Barbosa afirmou que o material será importante para que os grupos de famílias, da Pastoral Familiar e aqueles que refletem a palavra de Deus possam também participar “dessa grande formação a respeito da vida que a Semana nos quer transmitir”.

Além disso, os encontros oferecidos no subsídio abordam temas como “A vida humana: dom para a família e a sociedade”; “Os cristãos e o compromisso com a vida” e “Juntos pela vida”. “Esses temas são tratados de forma muito clara e didática, simples de entender, mas, ao mesmo tempo, profundos em seu conteúdo. Por isso, recomendo às nossas comunidades, à Pastoral Familiar que tenham em mão esse livro”, motivou o bispo.

Também há no livreto uma proposta de Vigília Eucarística em favor da vida e uma Oração do Jovem. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

 
Comentários