Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Santuários da Argentina procuram ser “oásis de misericórdia”
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 23/09/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Córdoba – Argentina (Sexta-feira, 23-09-2016, Gaudium Press) De 15 a 18 de setembro se celebrou em Santo Antônio de Arredono, província de Córdoba (Argentina), o 41º Encontro Nacional de Santuários promovido na Igreja Argentina. O evento ocorreu na residência franciscana da localidade com a participação de 170 pessoas representantes de 35 Santuários do país, entre os quais se encontravam reitores e servidores dos lugares de culto e devoção.

Santuários da Argentina procuram ser oásis de misericórdia.jpg

“Santuários: oásis de misericórdia”, foi o tema deste evento, presidido por Dom José María Rossi, OP, Bispo de Concepción e delegado episcopal para a Pastoral dos Santuários, que acudiu em companhia de Dom Jorge Torres Carbonell, Bispo Auxiliar de Lomas de Zamora.

Os Bispos compararam os Santuários com o oásis, “lugar de descanso no deserto para o peregrino. Lugar que nos permite beber e nos oferece sombra”, destacaram os Bispos argentinos no primeiro dia do evento.

Diante da eminente canonização do Cura Brochero, que ocorrerá em Roma no próximo dia 16 de outubro, o Encontro também dedicou vários momentos ao beato argentino, entre eles a peregrinação que realizaram no último sábado, 17, os participantes à Villa Cura Brochero, onde foram recebidos pela comunidade do Santuário do próximo Santo. Ali se celebrou uma Solene Missa presidida por Dom Santiago Oliveira, Bispo de Cruz del Eje, que se referiu ao legado espiritual do beato sacerdote. Ao concluir, as relíquias do futuro Santo foram veneradas pelos peregrinos.

Precisamente sobre o Beato gaúcho se referiu Frei Manuel Martínez, Secretário da Comissão Nacional de Pastoral de Santuários e Peregrinações da Conferência Episcopal Argentina e Reitor do Santuário de Nossa Senhora do Rosário do Milagre de Córdoba, que foi entrevistado pela Rádio Vaticano.

Recordou que o Cura Brochero foi o “único santo argentino que nasceu, viveu e morreu nesta terra”, e que foi um grande “modelo de homem apaixonado de Deus e de sua gente”. “Andava de mula, com grande simplicidade de vida, com entusiasmo pela dignidade das pessoas”, acrescentou.

Frei Martínez também assinalou que o Cura Brochero foi modelo de argentino, porque construiu a Pátria “a partir dos lugares de maior pobreza e abandono, conquistando entusiasmar a sua comunidade a comprometer-se”.

Durante o encontro igualmente se desenvolveram várias conferências com temas como: “Santuário, espiritualidade do povo que se faz Igreja-Comunidade (olhar a partir da Igreja em Aparecida)”; “Santuário, anunciador da alegria do Evangelho. A evangelização em e a partir do Santuário (O Anúncio do Evangelho)” e “Santuário, desafios velhos e novos ao catolicismo popular. A conversão pastoral, renovação de estruturas”.

Além disso, os Bispos participantes ofereceram sua perspectiva para a Pastoral dos Santuários no marco das pastorais específicas da Igreja.

O evento foi encerrado no domingo, 18, com uma Solene Eucaristia e o envio dos representantes dos Santuários. (GPE/EPC)

 
Comentários