Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Exposição de Santa Teresa de Calcutá atrai devotos em Salvador
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 26/09/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Salvador – Bahia (Segunda-feira, 26-09-2016, Gaudium Press) O Shopping da Bahia ganhou mais movimento nos últimos dias. Esse aumento de público não se deve apenas ao comércio realizado pelas diversas lojas situadas no estabelecimento. Na verdade, há uma causa ainda maior: a exposição itinerante de Santa Teresa de Calcutá.

Exposição de Santa Teresa de Calcutá atrai devotos em Salvador.jpg

Durante um mês, a riqueza da história da religiosa de origem albanesa ficará exposta neste que é considerado um verdadeiro centro de compras e lazer da capital. Localizada em um ambiente no qual diariamente transitam milhares de pessoas, a mostra foi inaugurada na última sexta-feira, 24 de setembro.

A exposição reúne desde fotos até relíquias que relembram a história da santa missionária.

A inauguração da mostra de Santa Teresa organizada pelas Missionárias da Caridade foi mediada por Dom Gilson Andrade da Silva, bispo auxiliar de Salvador, e acompanhada pelos padres Cícero Dione de Oliveira, responsável pela capela Santíssimo Salvador, localizada no próprio Shopping, e Xavier Bizard, um dos sacerdotes missionários que acompanham o trabalho das irmãs missionárias na região dos Alagados.

Ainda na exposição, os fiéis e interessados poderão contemplar fotos, textos e objetos que reproduzem a vida de Madre Tereza na terra.

Além disso, há a presença das relíquias, como o hábito e a “sari” usados pela madre, bem como uma imagem em tamanho real, que simboliza a santa rezando, e a réplica do seu quarto.

“A exposição é um conjunto de fotos e de textos preparados pela casa de canonização da Madre Teresa, que nos levam a fazer um percurso com ela, na vida dela. Tem uma ordem (…) Começa com a infância, depois o chamado à vocação, o chamado a fundar as Missionárias da Caridade, enfim, toda a sua obra, tudo aquilo que ela fez. A experiência da exposição foi feita de tal maneira que leva as pessoas a refletirem, se comoverem. Elas são realmente levadas a se questionar (…) Por onde eu tenho andado? O que eu tenho visto? As pessoas abrem o coração a Jesus, e era isso o que Madre Tereza queria que fizessem”, explicou a provincial da congregação, Irmã Maria do Carmo.

Exposição de Santa Teresa de Calcutá atrai devotos em Salvador.jpg

Por sua vez, Dom Gilson acredita que a exposição de Madre Teresa induz à reflexão sobre a misericórdia. “A mensagem de Madre Teresa de Calcutá é uma mensagem para o nosso tempo. Em um tempo de tanta indiferença, como lembra o Papa Francisco, Madre Teresa foi uma mulher que deixou-se tocar pela palavra de Jesus e aceitou a proposta do Senhor de ser uma luz no mundo. Num ambiente como um shopping que é um ambiente de compras, de diversão, as pessoas têm a oportunidade de fazer uma outra reflexão, de pensar nos outros. E o nosso mundo está tão carente dessa solidariedade, dessa misericórdia (…)”.

O bispo auxiliar, encantado pela exposição, lembrou-se de uma frase de Madre Teresa sobre mostrar seu trabalho. “Ela sempre tinha muito trabalho, e não tinha tempo para ficar explicando (…) Então convidava as pessoas dizendo: ‘venham e vejam’ e as pessoas aprendiam também que a fé tem a ver não apenas com palavras bonitas, mas com gestos muito concretos. E uma exposição como essa, cheia de fotos e também de palavras, é um ‘vir e ver’, e se deixar tocar por aquilo que muita gente se deixou tocar quando encontrava Madre Teresa. E uma proposta de uma exposição tem a ver com essa proposta dela: ‘Venha e veja’. Veja aquilo que Deus está fazendo e veja aquilo que Deus te pede a fazer”, contou.

Já o Padre Cícero promoveu uma reflexão a respeito da importância da presença da igreja nesses centros comerciais e sobre como a capela tem evangelizado no local durante 20 anos.

“Quando a gente percebe a participação, a disponibilidade das pessoas (em frequentar a capela), comprovamos que há 20 anos atrás, Dom Lucas estava certo em dizer que era importante ter um lugar que se cultuasse a fé e se reservasse um tempo para a adoração para a meditação, em um ambiente de comércio como o shopping. Então a vinda do Santo Sudário aqui foi uma demonstração (…) E agora nossa Santa Teresa, tendo uma exposição a ela dedicada por um mês. Isso nos anima a continuar, para que desse modo mais pessoas tenham a possibilidade da prática religiosa, mas principalmente tenham a possibilidade de um encontro com uma realidade de mistério que ultrapassa os templos religiosos e adentra a vida das pessoas”.

Exposição de Santa Teresa de Calcutá atrai devotos em Salvador.jpg

“Estamos muito contentes de estar aqui no shopping porque parece que é bastante movimentado e nós estamos em uma loja bem no meio, que se torna uma evangelização poderosa, porque mesmo que não entrem, veem do lado de fora”, relatou a Irmã Maria do Carmo.

A mostra em homenagem a Santa Teresa de Calcutá encontra-se disponível no segundo piso do Shopping da Bahia (antigo Iguatemi), na Alameda Pedro Calmon, até o dia 23 de outubro, sempre de segunda-feira a sábado, das 9h às 22h; e aos domingos e feriados, das 13h às 21h. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Salvador

 
Comentários