Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Missa em Teresina festeja os dois anos de beatificação do Papa Paulo VI
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 30/09/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Teresina – Piauí (Sexta-feira, 30-09-2016, Gaudium Press) Em comemoração aos dois anos de Beatificação do Papa Paulo VI, a Capela de São Miguel Arcanjo acolheu uma celebração eucarística presidida pelo Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, na manhã de segunda-feira, 26 de setembro.

Missa em Teresina festeja os dois anos de beatificação do Papa Paulo VI.jpg

Na ocasião, a cerimônia teve início pela manhã e contou com a presença de funcionários da Cúria e de outros organismos da Igreja de Teresina, como o Tribunal Eclesiástico e a Ação Social Arquidiocesana.

Além disso, houve ainda a participação de seminaristas do Seminário Sagrado Coração de Jesus.

Em sua homilia, Dom Jacinto ressaltou a importância do 262º Papa para a Igreja piauiense e reforçou seu legado. “A este grande Papa, este corajoso cristão podemos afirmar que ele promoveu um diálogo sincero com o mundo ‘como ele é’. Diálogo de respeito por ter estabelecido muitos fundamentos da Igreja moderna”, disse.

O prelado lembrou ainda do atentado sofrido por Paulo VI citando a existência de uma relíquia, que é a vestimenta manchada com o sangue do Santo Padre depois que ele sofreu uma tentativa de assassinato em novembro de 1970, em Manila, nas Filipinas.

Giovanni Battista Montini exerceu seu papado entre as décadas de 1960 e 1970. Nesse período, segundo Dom Jacinto, o Pontífice realizou diversas atividades, como “viajar de avião para chegar a terras distantes, como Índia, Uganda, Colômbia, Filipinas e Austrália e o primeiro (Papa), há 50 anos, a visitar a Terra Santa”.

Momento especial

Missa em Teresina festeja os dois anos de beatificação do Papa Paulo VI.jpgUm dos pontos altos da celebração foi o momento em que o seminarista teresinense Fábio Luís Martins, que serve na Paróquia Nossa Senhora das Graças e está cursado o quarto ano de teologia, recebeu a oferta de Ministério do Acólito.

O seminarista Antônio Rômullo Sousa explicou que dentro do processo formativo existem várias etapas que vão acentuando algumas dimensões do ministério sacerdotal. “O ministério do acólito se soma ao serviço que é prestado no altar e permite aqueles que o recebem a possibilidade de entregar as oferendas, preparar o altar e também distribuir a Sagrada comunhão”.

O momento somente pode ser conduzido por um bispo e é dividido em duas etapas. “No primeiro momento o bispo faz uma oração sobre o candidato e em seguida ocorre a entrega do pão ou do vinho. Hoje nosso Arcebispo escolheu o vinho”, completou Antônio. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Teresina

 
Comentários