Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Guatemala acolhe V Encontro de Bispos Castrenses da América Latina
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 05/10/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade da Guatemala – Guatemala (Quarta-feira, 05-10-2016, Gaudium Press) No dia 30 de setembro foi concluído na Cidade da Guatemala o V Encontro de Bispos Castrenses da América Latina. O evento, que levou por lema “O Bispado Castrense, testemunho de misericórdia para a evangelização das Famílias”, foi organizado pelo departamento de Comunhão Eclesial e Diálogo do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM).

Guatemala acolhe V Encontro de Bispos Castrenses da América Latina.jpg

A iniciativa, inaugurada pelo Presidente da Conferência Episcopal da Guatemala, Dom Rodolfo Valenzuela, contou com a presença de Bispos e representantes dos Bispados Castrenses da Argentina, Colômbia, Chile, Costa Rica, Guatemala, El Salvador, México, Panamá, Paraguai, Uruguai, Peru, República Dominicana e Venezuela, além da Equipe de Apoio à Pastoral Castrense do CELAM, e de Dom Santiago Silva Retamales, Presidente do Departamento de Comunhão e Diálogo do organismo eclesial latino-americano.

Ao saudar aos participantes do encontro, Dom Valenzuela assinalou que a Igreja na Guatemala espera dar um novo impulso à pastoral castrense, que significa um importante trabalho na vida militar, segundo noticiou o CELAM em nota à imprensa.

Por sua vez, Dom Santiago Silva, também citado na nota de imprensa, alentou os Bispos a percorrerem as jornadas do encontro dando uma especial ênfase à Palavra de Deus, que é fonte da vida pastoral, para assim iluminar a realidade das famílias e os horizontes pastorais nos quais se assumirão novos compromissos.

Durante o primeiro dia do encontro também se contou com a presença do Sub-chefe do Estado Maior da Defesa Nacional, General de Brigada Erick Estuardo Escobedo Ayala, que recordou a importância do trabalho que realiza o capelão castrense no ambiente militar. Também participou deste evento Dom Raúl Martínez Paredes, delegado da Conferência Episcopal de Guatemala para a Pastoral Castrense.

Os bispados Castrenses, também chamados ordinariados militares, são Igrejas particulares que tem a cargo o serviço religioso do Setor Militar e de Defesa de cada país. Sua missão é a evangelização e acompanhamento espiritual dos membros das forças militares e policiais, assim como suas famílias, animando-lhes a levar uma autêntica vida cristã, e fomentando especialmente o valor da paz. Cada Diocese Castrense exerce sua jurisdição de maneira pessoal e não territorial. (GPE/EPC)

 
Comentários