Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Catedral de São Miguel em Toronto, Canadá, é elevada a Basílica Menor
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 07/10/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Toronto – Canadá (Sexta-feira, 07-10-2016, Gaudium Press) Ao emotivo rito de re-dedicação da Catedral de São Miguel em Toronto, Canadá, que passou por uma intensa e custosa restauração para salvá-la do colapso, se somou uma notícia histórica: o templo foi elevado à dignidade de Basílica Menor. O novo título foi anunciado pelo Arcebispo de Toronto, Cardeal Thomas Collins ao término da celebração, ocorrida no dia 29 de setembro.

Catedral de São Miguel em Toronto, Canadá, é elevada a Basílica Menor.jpg

“Nossa Catedral conecta a cada católico na Arquidiocese, e congrega cada trabalho apostólico e pastoral sob o patrocínio celestial de nosso grande defensor na luta da vida, o Arcanjo São Miguel. Todos necessitamos sua intercessão e proteção mais do que nunca”, expressou o Cardeal Collins, segundo informou ‘The Catholic Register’. É minha oração que cada família católica na Arquidiocese de Toronto tenha a oportunidade de fazer uma peregrinação à Catedral de São Miguel, de orar, aprofundar sua Fé e ser inspirados a dar testemunho de Cristo Nosso Senhor, no espírito daqueles que se foram antes de nós”.

A Catedral Basílica de São Miguel em Toronto ostenta uma dignidade que se relaciona profundamente com a história da Igreja e o Pontificado. As primeiras Basílicas se edificaram em Roma após o final da perseguição religiosa do Império Romano e se vinculam estreitamente ao Papa, concedendo-se uma união especial com estes templos às Basílicas Menores edificadas em todo o mundo.

Durante o rito da re-dedicação do templo, o Cardeal Collins realizou a aspersão da água benta sobre os muros da Catedral, e também sobre os fiéis congregados nela. “As pessoas são aspergidas, pois elas são lugar onde Deus reside realmente. O edifício é aspergido porque será um sinal que anuncia a presença”, explicou ao ‘The Catholic Register’ o Padre Michael McGourty, doutor em Liturgia.

A Catedral Basílica se converte de forma oficial em um destino de peregrinação e recebe os símbolos do ‘tintinnabulum’ (um sino) e o ‘conopaeum’ (uma sombrinha de cores amarela e vermelha). Neste lugar se poderá ganhar indulgências plenárias nas solenidades associadas à figura do Pontífice e em outras várias ocasiões no ano, sempre que se cumpram as condições habituais (confissão sacramental, oração pelo Santo Padre, desapego de todo pecado, etc). (GPE/EPC)

 
Comentários