Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Religioso decapitado pela Revolução Francesa é canonizado por Francisco
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 17/10/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 17-10-2016, Gaudium Press) Entre os sete novos santos canonizados pelo Papa Francisco no domingo, 16 de outubro, está o mártir francês Salomão Leclercq, da Congregação dos Irmãos de La Salle.

Religioso decapitado pela Revolução Francesa é canonizado por Francisco.jpgSalomão Leclercq tinha um futuro promissor na próspera empresa de sua família, porém, ele abandonou tudo aquilo para tornar-se religioso como Irmão de La Salle, no ano de 1767.

Esta Congregação cuidava do ensino para jovens mais economicamente mais necessitados e Salomão foi encarregado de dar aulas de matemática em uma das escolas de La Salle.
O novo santo canonizado também exerceu as funções de mestre de noviços na Congregação fundada por São João Batista de La Salle.

Irmão Robert Schieler, atual Superior Geral dos Irmãos de La Salle, afirma: “É uma grande honra para nós, mas também nos lembra o que seja viver nossa Fé Cristã. Esta era a pergunta que nos fazia nosso Fundador: ‘Se for necessário, você está pronto para dar a vida por nossos alunos?'”

Quando, em 1789, iniciou-se a Revolução Francesa, primeiro, ela atacou o regime monárquico e, depois, procurou acabar com a Igreja Católica.

Foi então que muitos Irmãos da Congregação de La Salle tiveram que abandonar a Casa Central, mas, Salomão Leclercq nela permaneceu como guardião.

O religioso vivia na clandestinidade em Paris, antes de ser preso em agosto de 1792 e encarcerado na prisão dos Carmelitas.

Nesse Mosteiro, transformado em prisão pelos revolucionários, no dia 2 de setembro ele foi executado a golpes de espada durante os massacres de setembro quando, com ele, mais outros 190 eclesiásticos foram mortos por ódio à Fé.

Salomão Leclercq foi beatificado em 1926 pelo Papa Pio XI.

O crime que os revolucionários alegavam contra ele era o de “não jurar fidelidade à Constituição civil do Clero”.
Se ele a tivesse assinado, teria afirmado que estava renegando a Igreja e a obediência ao Papa.

“Como aconteceu com outros naquela época, se ele tivesse prestado juramento à Constituição, teria se salvado do martírio.
Mas ele havia entregue sua vida desde jovem e estava disposto a morrer para defender sua Fé e sua entrega” à Igreja, disse o Irmão Robert Schieler, Superior Geral dos Irmãos de La Salle.

São Salomão Leclercq faz parte dos 160 santos da Congregação de La Salle e o Superior Geral, irmão Robert Schieller, afirmou que para os atuais 4.000 Irmãos da Congregação, este Santo é um modelo de serviço junto às pessoas necessitadas e também um exemplo de fidelidade em tempos de prova. (JSG)

 
Comentários