Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


“Anunciar a misericórdia”, tema central da Semana Missionária Mundial
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 19/10/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Roma (Quarta-feira, 19-10-2016, Gaudium Press) Em todas as paróquias católicas do mundo, os fiéis estão sendo convidados a se informar, a rezar e partilhar a missão, por ocasião da Semana Mundial das Missões, que vai até o próximo domingo, 23 outubro, quando será comemorado o 90º Dia Mundial das Missões, cujo tema está ligado ao Ano Santo: “Anunciar a misericórdia”.

?Anunciar a misericórdia?, tema central da Semana Missionária Mundial.jpg

Jornada Mundial das Missões 2016

Na mensagem publicada para a Jornada Mundial das Missões 2016, o Papa Francisco, dentro do espírito do Ano da Misericórdia, convidava a considerar a missão ‘ad gentes’ como um grande trabalho de misericórdia espiritual e temporal:

“A Igreja cuida daqueles que não conhecem o evangelho, porque ela quer que todos sejam salvos e façam a experiência do amor do Senhor”, disse Francisco.

Jornada Missionária Mundial

O Papa Pio XI instituiu em 14 de abril de 1926 a Jornada Missionária Mundial para que esta festa da “catolicidade” e da “solidariedade universal” permita a cada um tomar consciência de sua responsabilidade comum para com a evangelização. E é ainda um chamado para hoje.

Para “não fechar seu coração sobre as preocupações particulares, mas expandir os horizontes de toda a humanidade”, de acordo com a vontade do Papa Francisco, esses eventos são organizados para permitir que os fiéis possam sustentar financeiramente as missões.

O dinheiro arrecadado é redistribuído pelas Pontifícias Obras Missionárias para as dioceses que estão em territórios de missão e que mais necessitam de apoio.

Dependentes da Congregação Pontifícia para a Evangelização dos Povos, as Pontifícias Obras Missionárias, fundadas em 1822, elas estão presentes, hoje, em 140 países.

Números da POM

De acordo com os números fornecidos pelas Pontifícias Obras Missionárias da França, as ofertas recolhidas em 2015 chegaram a 150 milhões de euros.

Esta soma permitiu “manter a subsistência de sacerdotes em mais 1 100 dioceses, construir capelas, igrejas, salas de catequese, assegurar uma formação pastoral para mais de 77 000 seminaristas e 220 000 catequistas, favorecer projetos de educação e evangelização”.

Os cristãos da Europa e da América são os principais doadores. A distribuição dessas ofertas arrecadadas e destinada principalmente para as igrejas da África (54%) e da Ásia (mais de 32%).

No último mês de junho, o Papa tinha pedido aos diretores das POM para não limitar a coletar fundos e a distribuir ajuda financeira as Igrejas que têm necessidade. Ele julgava necessário desenvolver a formação permanente de todos em missão.

Ele também encorajou as Pontifícias Obras Missionárias a apoiar as igrejas afetadas pelo martírio. (JSG)

 
Comentários