Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Bispo dos Açores comenta semana de Educação Cristã em Portugal
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 25/10/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Angra do Heroísmo – Açores (Terça-feira, 25-10-2016, Gaudium Press) O bispo de Angra do Heroísmo, nos Açores, Dom João Lavrador, afirmou, segundo site diocesano que o sistema educativo “não pode” prescindir da “visão harmoniosa e global do ser humano” que a Igreja desenvolve “por missão divina”.

As palavras do Prelado açoriano foram proferidas durante a Eucaristia do Jubileu dos Catequistas da ilha Terceira, no domingo, 23-10, na catedral.

“Exige-se o despertar de todos os intervenientes com responsabilidade prioritária na educação, a família, a própria pessoa, as comunidades, onde se inclui a Igreja, e o Estado com poder supletivo”, explicou D. João Lavrador, em informe do portal diocesano ‘Igreja Açores’.

Segundo o site, o Jubileu dos Catequistas da ilha Terceira reuniu também jovens de todas as zonas pastorais da ilha que apresentaram trabalhos sobre a Misericórdia, desenvolvidos ao longo do último ano pastoral.

Semana Nacional de Educação Cristã

No âmbito da Semana Nacional de Educação Cristã, que a Igreja Católica em Portugal celebra até 30 de outubro, Dom João Lavrador alertou para uma cultura “que se apropria da educação” para interesses particulares e de grupo “esvaziando-a da sua mais sublime missão que é construir a pessoa na sua integralidade e na sua transcendência”.

D. João Lavrador denunciou também uma sociedade que “ideologiza a educação” tornando a pessoa humana “objeto de interesses políticos e económicos, cerceando-lhe a sua plena identidade e realização e transformando-a em número de contabilidade social”.

Educar – propor caminho para uma vida plena

Para o Bispo, “educar é formar para a liberdade autêntica que só se poderá possuir através da busca árdua da verdade, do empenho afincado na comunhão e no amor, na descoberta da beleza e do bem”.

Em sua homilia, o Bispo de Angra recordou o “essencial” da Nota Pastoral “Educar – propor caminho para uma vida plena”, da Comissão Episcopal da Educação Cristã, para a semana nacional que começou na sexta 21 de outubro, como “a urgência de promover uma educação que seja integral”, que “promova o desenvolvimento harmonioso das pessoas”.

E ele desenvolveu comentários sobre a Nota Pastoral: “Toda a educação deve integrar a pessoa numa comunidade e deve ser promotora de fraternidade. Mas dada a fragilidade humana, sem a intervenção de Jesus Cristo que se aproxima de cada pessoa, são muitos os obstáculos que se colocam à verdadeira fraternidade e à valorização comunitária”, desenvolveu.

Porta Santa e Missões

Antes do início da Missa, os participantes passaram pela Porta Santa da Sé de Angra e, na celebração que coincidiu com o Dia Mundial das Missões, o bispo diocesano destacou que a missão “é essencial na vida do cristão e da comunidade cristã”, sendo ela “a causa fundamental da evangelização”. (JSG)

 
Comentários