Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Reaberto o único templo católico da Somália
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 26/10/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Mogadíscio – Somália (Quarta-feira, 26-10-2016, Gaudium Press) “Não são muitas as pessoas que vem à Missa, dez no total, no entanto, isso é importante”, relatou Dom Giorgio Bertin, Administrador Apostólico de Mogadíscio, Somália, sobre a reabertura do único templo católico do país. Os perigos para a minoria de crentes obrigou o fechamento do templo há anos mas a declaração de independência da região da Somalilandia permitiu um ambiente mais favorável à liberdade religiosa.

Reaberto o único templo católico da Somália.jpg

Dom Bertin rededicou o templo de Santo Antônio de Pádua após conversar com as autoridades de Hargeisa, Somalilandia. Ainda que a independência deste território não tenha o reconhecimento oficial nem dentro nem fora do país, a autonomia prática da região motivou o prelado a aproveitar as novas condições que permitem o culto público que é impossível em outras partes do país. “Não há forma possível de ter uma presença em Mogadíscio”, afirmou o prelado.

A situação da liberdade religiosa na Somália é tão preocupante que apesar de existir uma pequena comunidade de crentes, só o fato de serem identificados como tais colocaria em risco suas vidas. O apostolado deve ser portanto mantido em segredo, mas isto não impediu que Dom Bertin ficasse na região, dirigindo o apostolado a partir de Djibouti: “Inclusive se tiver que fazer silenciosamente, é melhor estar aí que não estar”. As obras de caridade devem ser mantidas em reserva ou realizar-se através de outras organizações”.

Há 27 anos a Igreja Católica é perseguida no país, quando Dom Salvatore Colombo, Bispo de Mogadíscio, foi assassinado na Catedral por ordem de setores extremistas. Os rebeldes atacaram posteriormente a capital da Somália e destruíram quase a totalidade da cidade, arrasando com toda a infraestrutura católica. “Eles deliberadamente nos assinalaram como objetivo, ainda que não apenas a nós; de fato destruíram tudo, incluindo embaixadas e todas as instituições públicas”, comentou Dom Bertin. (GPE/EPC)

 
Comentários