Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Revista norte-americana destaca a vida cotidiana das religiosas de clausura do México
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 27/10/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Washington – Estados Unidos (Quinta-feira, 27-10-2016, Gaudium Press) Sob o título de “A vida secreta das monjas mexicanas”, a revista norte-americana ‘National Geographic’ publicou um artigo com fotografias da repórter Marcela Taboada, que obteve o privilégio de acompanhar religiosas de várias comunidades de clausura e fotografar algumas cenas de sua vida cotidiana. “Pensava sempre nas monjas como tristes e sérias. Mas elas amam rir e ser alegres”, relatou Taboada.

Revista norte-americana destaca a vida cotidiana das religiosas de clausura do México.jpg

Apesar das imagens terem predileção pelas atividades mais inusuais dos mosteiros (como os tempos de exercícios físicos ou as cenas de celebrações especiais), o esforço da fotógrafa está centrado em desmentir uma errada imagem comum da vida religiosa como uma forma de existência enfadonha e rotineira. “Quero que todos vejam quão vivas estão, quão humanas e femininas são”.

Algumas das fotografias retratam o intenso trabalho no interior do mosteiro, tanto nos ofícios de manutenção como os glamourosos detalhes de seu serviço ao culto divino. Uma das imagens mostra como as religiosas escrevem a palavra “Jesus” empregando o cíngulo dos ornamentos para a Eucaristia, decorando com este feminino detalhe as vestes sagradas que empregará o sacerdote.

A fotógrafa dedicou três anos à sua intervenção e teve que ser insistente para poder superar a natural discrição das religiosas. Suas anedotas refletem detalhes como as excepcionais saídas que se autorizam às religiosas para visitar um médico (sempre acompanhadas por outra religiosa), alguns encontros de religiosas de vários mosteiros, a disciplina dos conventos (despertar às 04h30 para dar início às orações da manhã) e sua convivência. (GPE/EPC)

 
Comentários