Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Congresso Nacional de Educadores Católicos será realizado no Peru
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 09/11/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Lima – Peru (Quarta-feira, 09-11-2016, Gaudium Press) O Departamento Nacional de Educação Católica – Comissão Episcopal de Cultura e Educação – (ONDEC) do Peru, realizará de 11 a 13 de novembro em Lima o Congresso Nacional de Educadores Católicos. “Contribuição da formação espiritual e religiosa à educação nacional… Educação Católica de qualidade, rumo ao bicentenário”, será o tema do evento.

Congresso Nacional de Educadores Católicos será realizado no Peru.jpg

“Existem constantes desafios que buscam apartar a Deus da vida da pessoa mas, é possível uma sociedade sem Deus? De que maneira a educação espiritual e religiosa promove ao homem? É possível que o currículo em nossas instituições educativas seja um meio de evangelização?”, serão algumas das perguntas que se busca responder durante o Congresso, segundo assinalam seus organizadores.

Sobre o tema do encontro, a ONDEC destaca em seu website: “A educação espiritual e religiosa no Peru cumpre um papel importante dentro da sociedade. Queremos cidadãos íntegros que contribuam ao desenvolvimento do país e a dimensão espiritual e religiosa cumpre um papel muito importante para isso”.

O Congresso, que ocorrerá no Colégio Claretiano em São Miguel, Lima, se dirige especialmente aos docentes de educação básica e superior de instituições públicas e privadas, e se estende aos professores de diversas áreas que queiram fortalecer a dimensão espiritual e religiosa dos alunos, como a pais de família, “que querem que seus filhos encontrem na Fé a fortaleza para caminhar por um mundo de grandes mudanças e desafios”, como sublinha a Conferência Episcopal Peruana em nota de imprensa.

Três serão os eixos centrais de estudo que se abordarão durante o evento: “Desafios da educação peruana hoje”, “Contribuições da Igreja Católica em resposta aos desafios da educação de hoje”, e “O Currículo Evangelizador como ferramenta de educação integral”.

Oficina Nacional de Educação Católica

A Oficina Nacional de Educação Católica é uma Associação Civil sem fins lucrativos criada pela Conferência Episcopal Peruana. É a representante da Igreja Católica diante do Estado Peruano em tudo relacionado com a Educação Religiosa no âmbito da Educação Básica Regular, Educação Alternativa e Educação Superior, Pedagógica e Tecnológica, e Centros Ocupacionais de Produção.

Entre suas funções está a coordenação entre o Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) e organismos que associam aos Colégios da Igreja em tudo relacionado com a Escola Católica; e acreditando e definindo os direitos dos Colégios de Ação Conjunta Igreja Católica – Estado que trabalham pelos mais pobres.

Sua missão é a educação da pessoa humana no sistema educativo formal e não formal do Peru, a partir de uma visão antropológica integral humana e cristã, sob os princípios do Evangelho e a Doutrina da Igreja.

“Evangelizar a cultura anunciando a mensagem cristã e servindo a verdade evangélica, atuando nos diversos areópagos modernos, comunicando a esperança e a boa nova e propiciando uma cultura que esteja a serviço da pessoa para que possa viver uma vida digna, conforme ao desígnio divino e a partir de um verdadeiro humanismo integral”, explicam a partir da ONDEC. (GPE/EPC)

 
Comentários