Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Cardeal Amato: com respeito recíproco, o debate teológico faz bem
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 25/11/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 25-11-2016, Gaudium Press) Continua ainda hoje e prossegue até o sábado, dia 26, o Simpósio internacional promovido pela Fundação vaticana Joseph Ratzinger-Bento XVI.

O Simpósio foi aberto na quinta-feira, em Roma, na Pontifícia Universidade da Santa Cruz, e desenvolve-se dentro do tema: “A escatologia, análises e perspectivas”.

O encerramento dos trabalhos está previsto para o sábado, dia 26, no Palácio Apostólico. Na ocasião, será realizada a cerimônia de entrega do “Prêmio Ratzinger”, outorgado a teólogos que têm se distinguido dentro de diferentes seguimentos do estudo da Teologia.

O “Prêmio Ratzinger” será entregue aos laureados pelo Papa Francisco.

Cardeal Ângelo Amato

O Cardeal Ângelo Amato, prefeito da Congregação das Causas dos Santos, abriu os trabalhos do Seminário deste ano. A conferência do Cardeal foi sobre “Os Santos e a escatologia”.

O Cardeal Amato que é ex-colaborador de Joseph Ratzinger na Congregação para a Doutrina da Fé, concedeu uma entrevista à Rádio Vaticano quando teve oportunidade de falar sobre o pensamento teológico do Papa emérito, sobre o amor de Francisco pela teologia dos Santos e sobre o debate entre teólogos acerca de alguns pontos do Magistério do Papa Francisco:

“O Cardeal Ratzinger, que foi também um grande pastor, é alguém que refletiu muito sobre as realidades fundamentais da fé e não somente sobre a escatologia, mas também sobre realidade a realidade cristológica, sobre a Trindade, sobre a Sacramentária…
Portanto, o Cardeal Ratzinger, como teólogo profissional, muito aprofundou estes aspectos e muito valorizou a teologia dos Santos, porque ele cita – em suas obras – muitas vezes os grandes Santos, que foram excelsos, eminentes, tanto por doutrina quanto por como explicitaram, ilustraram, e articularam também a Doutrina Católico em seu tempo”, disse o Cardeal à Rádio Vaticano.

Sobre uma pergunta que fala da sensação de que haja um debate muito polarizado, inclusive no seio da comunidade de teólogos, sobre alguns pontos em particular do Magistério de Francisco, o Purpurado respondeu:

“O debate faz parte do ser humano: pergunta e resposta! A realidade deveria ser a de continuar o debate, porém, no respeito recíproco e, sobretudo, utilizando os talentos das respectivas posições, os pontos fortes.
O debate segue adiante assim e deve haver o debate! Não diria polarizador, porque – ao menos de minha parte – não vejo essa polarização, porém, sem dúvida, o debate é útil, porque as posições podem ser sempre mais integradas e podem ser sempre mais melhoradas. ” (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações Rádio Vaticano)

 
Comentários