Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Exposição no Rio de Janeiro mostra presépios com características do Brasil e do mundo
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 29/11/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Rio de Janeiro (Terça-feira, 29-11-2016, Gaudium Press) A Paróquia São José da Lagoa, no Rio de Janeiro, inicia os preparativos natalinos para a chegada do Menino Jesus. Neste ano, a novidade fica por conta da exposição de presépios intitulada “Deus Habita na Cidade”, em parceria com o Centro Loyola de Fé e Cultura da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), e que foi inaugurada quando a Igreja celebrava o primeiro domingo do Advento.

Exposição no Rio de Janeiro mostra presépios com características do Brasil e do mundo.png

Reunindo presépios vindos dos cinco continentes e de todas as regiões do Brasil, a mostra, que conta com a curadoria do Padre jesuíta José Maria Fernandes, já foi vista por aproximadamente 80 mil pessoas em 2015 e ficará exposta aos fiéis até 6 de janeiro de 2017.

O presépio não somente mostra a cena do nascimento de Cristo como também apresenta, em suas peças, os traços da cultura e da história dos locais de origem. Por exemplo: do Japão, vieram Maria Santíssima, São José e o Menino Jesus, feitos em madeira de bambu, com olhos puxados e vestidos de kimono. No presépio do Cazaquistão, a estrebaria torna-se uma cabana típica das regiões rurais do país.

As referências estão tanto na forma de esculpir ou montar as peças, quanto nos materiais utilizados.

O artesanato popular brasileiro também está presente na mostra, com peças adquiridas em diferentes estados, como Minas Gerais, Amazônia e Bahia.

Com entrada gratuita, a exposição de presépios está aberta das 8h às 20h, na Paróquia São José da Lagoa, localizada na Avenida Borges de Medeiros, 2.735, no bairro da Lagoa. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro

 
Comentários