Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Setúbal: Comissão Diocesana abre exposição sobre o Beato Charles de Foucauld
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 02/12/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Setúbal – Portugal (Sexta-feira, 02-12-2016, Gaudium Press) Até o dia 04 de dezembro estará aberta a exposição ‘Nazareth. Pinturas de L. Sadino no centenário da morte de Charles de Foucauld’, inaugurada na Biblioteca Pública Municipal pela Comissão Diocesana de Arte Sacra de Setúbal (CDASS), após a Eucaristia, presidida pelo bispo diocesano D. José Ornelas, na igreja de Nossa Senhora da Anunciada,

Segundo a CDASS, “A exposição reúne um conjunto de 30 trabalhos onde o autor revisita, através de distintas abordagens estilísticas de índole figurativa, o percurso de um homem que tentou viver ao jeito da Sagrada Família, em Nazaré”, informa o site da Comissão.

A mostra dedicada ao Beato Charles de Foucauld é inaugurada no centenário “do seu assassinato” ocorrido a 1 de dezembro de 1916 e pretende “dar a conhecer a vida, a figura e a espiritualidade” do beato francês através de pinturas.

Organizado pelo CDASS e pela Comunidade de Setúbal da Fraternidade dos Irmãos de Jesus, os 30 trabalhos podem ser visitados gratuitamente até 4 de janeiro de 2017, de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 19:00 horas, e aos sábados, das 14:00 às 19:00 horas.

Charles de Foucauld

Charles de Foucauld foi beatificado a 13 de novembro de 2005, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, pelo cardeal português D. José Saraiva Martins, então prefeito da Congregação para as Causas dos Santos (Santa Sé).

Nascido em Estrasburgo (França), a 15 de Setembro de 1858, empreendeu em 1883 uma afortunada expedição no deserto de Marrocos que lhe valeu a medalha de ouro da Sociedade de Geografia. Converteu-se em 1886 e foi ordenado sacerdote em 1901.

A 1 de dezembro de 1916, com 58 anos, Charles de Foucauld morre no meio de uma emboscada entre os berberes de Hoggar; Dez congregações religiosas e oito associações de vida espiritual surgiram do seu testemunho e carisma. (JSG)

 
Comentários