Fundo Misericórdia

 

O "Fundo Misericórdia" dos Arautos do Evangelho tem como objetivo auxiliar a resolver graves e urgentes problemas sociais que ofendem a dignidade humana, oferecendo esforço para a formação de um mundo mais acolhedor e caritativo, onde reinem a justiça e a paz, através da desejada civilização do amor Cristão.


Como atividades concretas, o "Fundo Misericórdia" desenvolve a arrecadação de recursos financeiros, destinados às entidades de Interesse Social sem finalidades econômicas e Instituições Religiosas em geral.


O "Fundo Misericórdia" é inspirado na seguinte passagem do Evangelho:

"Tive fome e me destes de comer. Tive sede e me destes de beber. Era peregrino e me acolhestes. Estive nu e me vestistes, enfermo e me visitastes, preso e vieste ver-me. Em verdade vos digo: cada vez que o fizestes a um desses meus irmãos mais pequeninos, foi a mim que o fizestes." (Mt 25, 35-40).

 


Porque o símbolo do pelicano?

 

Ademais, segundo uma antiga lenda o pelicano, quando não tem como alimentar os seus filhotes, abre uma ferida no próprio peito com o seu bico e lhes dá de comer da própria carne.

Nosso Senhor Jesus Cristo, como o pelicano, foi ferido da cabeça aos pés por amor aos homens. Pelo Seu Precioso Sangue nós fomos salvos da morte e do pecado.

O pelicano é por isso um dos símbolos eucarísticos mais expressivos, e é amplamente representado na tradicional iconografia católica.

O cântico Adoro te Devote, atribuído a São Tomás de Aquino, se refere ao pelicano em uma de suas estrofes:

Senhor Jesus, terno pelicano,
lava-me a mim, imundo, com teu sangue,
do qual uma só gota já pode
salvar o mundo de todos os pecados.

Haveria melhor símbolo para a campanha Misericórdia, que tem como objetivo a captação de fundos para as Obras de Caridade da Igreja Católica?.


VEJA MAIS SOBRE O FUNDO MISERICORDIA
Misericordia e o sentimento