Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Arautos


Arautos no Mundo


Caridade e espírito sobrenatural no interior da família
 
AUTOR: REDAÇÃO
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Provenientes de mais de vinte países, 1.200 cooperadores dos Arautos do Evangelho se reuniram nos dias 27, 28 e 29 de julho na Casa de Formação Thabor, em Caieiras (SP), para o XIV Congresso Internacional de Cooperadores da Associação. Devido às limitações de espaço, neste ano as inscrições precisaram ser encerradas meses antes deixando centenas de pessoas na lista de espera…

Vítimas de um mundo imerso no pecado

O que procuravam tantas delegações vindas de todos os cantos do Brasil e de países tão longínquos quanto a Índia ou Moçambique? O que esperavam encontrar nas palestras e atos litúrgicos do Congresso?

Vítimas de um mundo imerso no pecado, os participantes do Congresso buscam na doutrina católica orientação segura para seu comportamento e visam haurir nos Sacramentos a força para caminhar rumo à santidade. E, no carisma dos Arautos, eles encontraram o melhor meio para participar “ativa, consciente e responsavelmente na Missão Salvífica da Igreja por meio do apostolado” (Estatutos, §3).

Os dias que eles passaram juntos, se apoiando e animando mutuamente à prática da virtude, fizeram-nos elevar as vistas para o Céu. E um novo universo se abriu a seus olhos maravilhados!

Piedade, harmonia e formação permanente

Em um ambiente de muita harmonia e convívio fraterno, os participantes acompanharam as palestras, que giraram em torno da alta missão da família cristã, da santidade do matrimônio sacramental – assunto infelizmente tão pouco tratado até nos meios cristãos – e da necessidade de todos, religiosos e leigos, procurarem ser perfeitos, “como o vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5, 48).

A beleza, a grandiosidade e a harmonia do ensinamento católico entusiasmaram os participantes que se dispuseram a levar uma vida em família pervadida de espírito sobrenatural, caridade cristã e muita oração em comum. Todos saíram verdadeiramente transformados desses dias de recolhimento, fazendo o propósito de multiplicar o esforço de apostolado, de maneira a no próximo ano haver o dobro de participantes! Só resta saber onde haverá espaço para eles…


Entronização de Maria Santíssima –
A abertura do Congresso teve lugar na Basílica de Nossa Senhora do Rosário. Um conjunto musical composto por jovens das Casas Thabor e Contemplação Marial ofereceu um concerto de boas-vindas, após o qual foi entronizada a imagem de Nossa Senhora do Bom Sucesso.


Prática dos Sacramentos –
No decorrer do evento foram celebradas duas Missas diárias na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, e numerosos sacerdotes permaneceram à disposição para administrar o Sacramento da Reconciliação. Rezou-se também o Rosário percorrendo em procissão os amplos pátios da casa de formação.


Formação permanente –
A doutrina católica sobre o Sacramento do Matrimônio, exposta com base no Magistério Pontifício, e nos autores mais consagrados, foi o tema sobre o qual versaram as reuniões, encenações teatrais e círculos de estudos, divididos por línguas e países, nos quais todos participaram com grande interesse.


Juntos e unidos –
Centenas de jovens do Brasil, Canadá, Espanha, Portugal, Paraguai e Moçambique, entre outros países, reuniram-se entre os dias 18 e 21 de julho na Casa de Formação Thabor para mais um Curso de Férias. O “leitmotiv” foi a necessidade de os filhos de Maria Santíssima se unirem em torno d’Ela, para crescerem na Fé e melhor enfrentar as dificuldades.


Olhar-se e querer-se bem –
Sob o lema de “Viver é estar juntos, olhar-se e querer-se bem”, mais de mil jovens e meninas de diversos países, entre os quais a Índia, se reuniram na Casa de Formação Monte Carmelo para, juntas, se estimularem na prática da virtude. As encenações teatrais e palestras foram acompanhadas com grande fervor. O dia começava com a Santa Missa e o Rosário era rezado em conjunto. (Revista Arautos do Evangelho, Setembro/2018, n. 201, p. 40-42)

 
Comentários