Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Arautos


Arautos


O que é o Apostolado do Oratório?
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 30/01/2017
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
12
0
 
Conheça este apostolado que vem produzindo grande bem espiritual a muitas  famílias...

Todos se comovem com a narração da história de São José percorrendo a cidade de Belém de Judá, à procura de um teto onde a Virgem Maria pudesse se instalar e dar à luz seu Filho Jesus. Ele vai de porta em porta, recebendo de todos uma recusa fria, e às vezes desconfiada:

– Não, aqui não há lugar!

Cheio de aflição, José se lembra de uma gruta na qual costumava brincar quando criança. Leva logo Maria para lá. E é nessa gruta que nasce o Menino Jesus, Salvador da humanidade!

O Apostolado do Oratório, visa prestar à Virgem Mãe de Deus o mesmo serviço que lhe prestou outrora São José em Belém. Ou seja, através de coordenadores escolhidos, percorre as cidades, de casa em casa, perguntando:

– Você quer receber Nossa Senhora em seu lar, um dia por mês, para aí nascer seu Filho Jesus?

E em nosso País, bem ao contrário do que aconteceu em Belém de Judá, a resposta de milhares de famílias tem sido:

– Sim, quero!

Em todas as casas que lhe abrem as portas, o Oratório do Imaculado Coração de Maria entra como um raio de sol, iluminando as mentes e afervorando os corações. Reconciliando casais separados, concedendo graças de curas, reconduzindo aos lares adolescentes extraviados. Ajudando a solucionar problemas materiais de toda ordem.

Muito mais valiosos são, entretanto, os incontáveis casos de benefícios espirituais. Famílias inteiras que se integram nos movimentos eclesiais da paróquia. Católicos não-praticantes que retomam as práticas religiosas que haviam abandonado.

Mas, afinal, em que consiste esse Apostolado? Quem o promove? Com que finalidade?

Quem promove?

O Apostolado do Oratório “Maria, Rainha dos Corações” é promovido pela associação privada internacional de fiéis de direito pontifício Arautos do Evangelho, constituída por leigos consagrados a Nossa Senhora.

Jovens em sua grande maioria estão presentes em quase 80 países. Alternam a vida de recolhimento, estudo e oração com atividades evangelizadoras nas Dioceses e Paróquias. Sua espiritualidade está alicerçada em três pontos essenciais: a Eucaristia, Maria e o Papa.

Com que objetivo?

Atendendo aos insistentes apelos do então Papa João Paulo II por uma Nova Evangelização, o Apostolado do Oratório visa cooperar com os bispos e párocos neste sentido. Somando seus esforços aos dos demais movimentos leigos que atuam na Igreja, cada qual segundo seu carisma específico, o Apostolado do Oratório trabalha de modo especial para que os católicos passem a participar da vida eclesial em suas paróquias.O Apostolado do Oratório é desenvolvido de acordo com os planos pastorais das dioceses e respectivas paróquias. Para iniciar este apostolado em qualquer paróquia, a primeira providência será procurar o pároco para pedir a sua aprovação.

Como se insere nas paróquias?

O Apostolado do Oratório é desenvolvido de acordo com os planos pastorais das dioceses e respectivas paróquias. Para iniciar este apostolado em qualquer paróquia, a primeira providência será procurar o pároco para pedir a sua aprovação.

Em que consiste na prática?

Basicamente esse apostolado consiste em formar grupos de trinta famílias e fazer peregrinar em suas casas um oratório do Imaculado Coração de Maria. Cada grupo receberá assistência e orientação de um coordenador.

Cada família ficará com o oratório em seu lar uma vez por mês, a ser combinado com o coordenador. Nesse dia, ela poderá convidar amigos, parentes e vizinhos para, juntos, fazerem a leitura de um trecho do Evangelho, seguida de alguns minutos de reflexão, rezar o terço e a consagração da família ao Imaculado Coração de Maria.

Uma vez por mês, serão convidadas todas as famílias participantes para a realização de um ato em comum na igreja, o qual poderá ser uma Celebração Eucarística, uma reflexão sobre algum texto do Evangelho ou algum ponto de Catequese, a prática da devoção dos Cinco Primeiros Sábados, etc.

O que é um Coordenador?

É a pessoa que se encarrega de formar um grupo de trinta famílias e coordenar a peregrinação do oratório de casa em casa. Felizes esses escolhidos por Nossa Senhora para essa sublime missão de coordenador! Como está dito no Evangelho, eles receberão o cêntuplo nesta terra e uma grande recompensa no Céu.

O que faz um Coordenador?

1. Antes de tudo, pedir autorização ao pároco para iniciar o Apostolado.
2. Começar a formação dos grupos de trinta famílias, de preferência numa mesma rua ou quarteirão. Preencher a relação das famílias com o nome da pessoa responsável em cada casa. Remeter essa relação para o Secretariado do Apostolado do Oratório.
3. Pedir ao pároco parar benzer o oratório e fazer a entrega solene ao coordenador, por ocasião da Missa ou de alguma outra celebração comunitária.
4. Iniciada a peregrinação, verificar se a passagem do oratório de uma casa para outra está sendo feita em ordem.
5. Ajudar as famílias a rezar bem o terço, encaminhar os jovens para a catequese, incentivar as pessoas a participarem das atividades paróquias, etc.
6. Ao receber cartas circulares do Apostolado do Oratório, entregar um exemplar a cada família. Aproveitar a oportunidade para dar e ouvir sugestões para o aperfeiçoamento do nosso Apostolado e afervoramento do grupo.  

Onde fica a sede administrativa do Apostolado do Oratório? 

Os Arautos do Evangelho organizaram uma sede para o Apostolado do Oratório em São Paulo. Aí se encontra todo o setor administrativo dos Oratórios, composto por arautos, que se encarregam de atender aos participantes do Oratório, organizar os eventos, missões e demais atividades relacionadas com o Oratório.

Entretanto, esta sede não se limita apenas a um escritório; também está destinada ao atendimento pessoal dos participantes que queiram ir visitá-la. Todas as sextas-feira, o Ssmo Sacramento é exposto na capela desta sede, e logo após, um sacerdote arauto celebra a Santa Missa, estando ele também a disposição daqueles que quiserem aproximar-se do sacramento da confissão.

 Contato:

Sede do Apostolado do Oratório
Rua Itá, 381 – Vila Santos
São Paulo/SP – Brasil
CEP: 02636-030
Tel: (11) 2973 9477
E-mail: oratorio.secretaria@arautos.com.br

Conheça mais: CLIQUE AQUI

 
Comentários