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Tesouros da Igreja


A arte escondida nas iluminuras medievais
 
AUTOR: IR. SEBASTIÁN CORREA VELÁSQUEZ, EP
 
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No borrão do plano "A" da criação pousou a mão do Divino Artista e o transformou na mais magnífica iluminura que nenhum copista poderia excogitar!

“Errare humanum est” – diz a tão antiga e conhecida máxima. E, de fato, quem de nós poderia dizer: “nunca errei”? Mas se errar é próprio do ser humano, também o é emendar-se, pois quem, em são juízo, não faz o possível para, depois de uma queda, logo ficar em pé?

A respeito deste tema, um detalhe encontrado na arte dos copistas medievais – a maior parte deles monges – nos leva a meditar na beleza do arrependimento, tão característico do verdadeiro filho de Deus.

Não era fácil, naquela época, desempenhar o laborioso ofício de transcrever à mão livros inteiros, utilizando-se de meios tão iluminura.jpgprecários, se comparados com as facilidades contemporâneas. Nas grandes salas dos mosteiros destinadas para tal, chamadas de scriptorium, era comum os copistas se enganarem ao escrever uma letra: bastava, por exemplo, despejar na pena mais tinta do que a devida, para provocar um borrão.

Uma das soluções para tão frequente problema era cobrir a parte manchada com um desenho ou um arranjo que, além de consertar a grafia da letra, a deixava mais bela e ornada do que antes, se não tivesse havido o erro. Há quem afirme ser esta a origem das letras iniciais dos textos que, com o passar do tempo, floresceram nas magníficas capitulares historiadas, as esplêndidas iluminuras e as cuidadas decorações marginais características dos Livros das Horas.

Servindo-nos da expressão do padre Joseph Tissot, teria sido esta uma verdadeira “arte de aproveitar as próprias faltas”.1 Os deslizes dos copistas transformavam-se em obras de arte que realçavam o sentido do texto e convidavam à meditação.

Algo análogo se passou na História. Poder-se-ia dizer que o grande livro da trajetória humana foi escrito em zigue-zague: Deus traça um caminho e o homem erra; o homem se arrepende e o Divino Artista repara o erro humano, desenhando por cima traços muito mais maravilhosos que os anteriores.

Analisando este processo por uma perspectiva mais alta, pode-se afirmar ter havido um grande borrão no plano “A” da criação, sobre o qual pousou a mão divina e o transformou… não em um plano “B”, secundário, mas em um sublime plano “A + A”!

“O Verbo Se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1, 14). Ao tornar-Se um de nós e entregar sua vida pelas culpas dos homens, Ele nos redimiu do pecado e abriu-nos as portas do Céu. Eis a mais magnífica iluminura, que nenhum copista poderia excogitar! ²

1 Este é o título de um conhecido livro escrito pelo padre Joseph Tissot, MSFS, que tem se tornado um clássico de vida espiritual para diversos movimentos, entre os quais os Arautos do Evangelho.

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Diversos tipos de capitulares historiadas: Livro das Horas
(séc. XVI), Bíblia de meados do séc. XII, as Riquíssimas
Horas do Duque de Berry (início do séc. XV), Breviário
de meados do séc. XV; ao fundo, páginas do Gradual
de Fontevrault, séc. XIII (Biblioteca de Limoges)
 
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