Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Artigos


Espiritualidade


A verdadeira glória do Coliseu
 
AUTOR: MARCOS ENOC SILVA ANTONIO
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 
As ruínas do Anfiteatro de Tito ainda hoje incutem admiração e respeito a quantos têm a ventura de penetrar em seu recinto. De onde lhe vem essa imorredoura glória?

Ave César! Os que vão morrer te saúdam!”. Durante cinco séculos esse brado soou nas arenas do anfiteatro que passou para a História, conforme as palavras do Bem-aventurado João Paulo II, como “o trágico e glorioso monumento da Roma Imperial, testemunha muda do poder e do domínio da vida e da morte”: o Coliseu.

Suas proporções e estrutura revelam as características do gênio romano, capaz de empreender obras de grande envergadura sem descuidar dos aspectos práticos e ornamentais. Três andares de arcadas distribuíam arquitetonicamente os espaços para dar uma sensação de leveza. Oitenta portas permitiam o escoamento, em poucos minutos, de seus mais de cinquenta mil espectadores. Uma imensa cobertura retrátil, manobrada por homens da marinha romana, protegia a multidão do sol e da chuva. Sob a vasta arena encontrava-se um complexo de túneis, compartimentos e jaulas onde eram alojados gladiadores, condenados à morte e feras. Havia nele inclusive ascensores que içavam homens e feras para a arena.

Gastaram-se oito anos nessa grandiosa construção, na qual trabalharam mais de dez mil escravos, em sua maioria hebreus aprisionados por Tito depois da destruição de Jerusalém. Sua inauguração, no ano 80, consistiu numa série de espetáculos que se prolongaram por cem dias, durante os quais morreram cerca de dois mil gladiadores e mais de cinco mil animais selvagens.

Desde então, os sucessivos imperadores empenharam-se em proporcionar ao povo “jogos”, como eles os chamavam, cada vez mais aparatosos e sanguinários. Assim, o Coliseu tornou-se célebre não só por sua beleza e magnificência, mas também pela crueldade de seus espetáculos.

Entretanto, não foi principalmente por isso que o Anfiteatro dos Flávios alcançou glória imorredoura. Terremotos, guerras, retirada dos mármores travertinos do qual era revestido, e por vezes saques, despojaram-no de seu esplendor original, e hoje dele não restam senão ruínas. Mas quanta eloquência naqueles tijolos desnudos!

É impossível a alguém, com espírito de Fé, entrar no Coliseu sem ser tomado por uma sensação de respeito e veneração pelos milhares de mártires que ali derramaram seu sangue em união com a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Durante três séculos a Igreja sofreu por parte do Império Romano uma atroz perseguição. E o sangue dos mártires – “semente de novos cristãos” – correu abundante em vários pontos do vasto domínio dos Césares. Heróis da Fé e do Amor a Jesus Cristo, eles venceram pacificamente aqueles que pela violência haviam subjugado inúmeros povos.

Mártires célebres nos anais da História, como Santo Inácio de Antioquia, ou anônimos heróis da Fé, todos deram provas de fortaleza e fidelidade que suscitaram muitas vezes a admiração dos próprios algozes e levaram à conversão inúmeros espectadores.

Embora alguns, no momento de enfrentar a morte, fossem tomados pelo medo – aliás, tão explicável – os cristãos se encorajavam mutuamente, e se tornavam ainda mais unidos na hora do sacrifício supremo do que na vida cotidiana. Caminhavam para o suplício levando no coração a paz que Cristo lhes havia prometido.

Assim, ao testemunho da palavra acrescentavam outro muito mais significativo: o do sangue, que solidificou o Cristianismo nascente. A religião que suscita seguidores com tal coragem e serenidade só pode ser a verdadeira! – exclamavam os pagãos.

Nos mártires, as três virtudes teologais brilhavam com um fulgor inigualável: uma Fé inquebrantável em Jesus, uma esperança total na Promessa e uma caridade levada até o auge da entrega de si mesmo.

Ao recordarmos os mártires e o seu importante papel histórico na expansão da Fé por todo o mundo, acode-nos ao espírito a certeza de que o seu sangue, o seu sacrifício e o seu exemplo são a verdadeira glória do Coliseu, onde, bem dizia o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, “um grande ideal de beleza ainda refulge naquelas pedras mortas”.

(Revista Arautos do Evangelho, Julho/2011, n. 115, p. 50-51)

 
Comentários