Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Artigos


Espiritualidade


O dia que não existiu
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 21/09/2017
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
1
0
 

Você já tentou ver o que se passou no dia 5 de outubro de 1582? Se conseguir, avise-nos, pois esse dia… não existiu. Como assim? Um dia que não existiu? Sim, isso mesmo: o dia 5 de outubro de 1582 não existiu. Sabe por que?

O calendário em vigor (até o dia 4 de outubro de 1582) foi estabelecido pelo imperador Júlio César no ano 46 antes de Cristo. O cálculo astronômico feito então foi quase perfeito. Porém, com o passar dos séculos, , percebia-se uma diferença: as estações do ano estavam “chegando” cada vez mais cedo.

Nesse meio tempo o Império Romano havia desmoronado, dando lugar à Cristandade Medieval e o consequente avanço da cultura e das ciências. Com base em cuidadosos estudos a diferença era evidente: estava-se vários dias “na frente” do calendário. Mas quem ousaria propor a mudança? Quem teria autoridade moral para fazê-lo?

Apenas uma instituição gozava de crédito universal e inquestionável: a Igreja Católica.

A Igreja protetora das ciências

O Papa Gregório XIII designou uma comissão de astrônomos e outros especialistas para estudar o problema e propor soluções.

Feitos os cálculos com toda precisão, verificou-se que a data real seria de mais dez dias, pois o calendário anterior não previra o ano bissexto para compensar as quase seis horas excedentes aos 365 dias do ano. Assim, por decreto pontifício, à meia noite do dia 4 de outubro passar-se-ia para o dia 15 de outubro e seria adotado o ano bissexto.

Consequência pitoresca

Exatamente no dia 4 de outubro de 1582 faleceu na Espanha a grande Santa Teresa de Jesus. Enterrada no dia seguinte, nas atas consta como sendo dia 15 de outubro…

De certa maneira Deus a atendeu em passar despercebida até na morte: se alguém procura o seu enterro no dia 5 de outubro, não o encontra, porque esse dia “não existiu”…

 

 
Comentários