Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Artigos


Espiritualidade


O peso das coisas “sem peso”
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 15/08/2018
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
8
0
 

Em nossa sociedade com tantos traços materialistas, em que o número, o tamanho, o preço imperam, é-se levado a valorizar quase exclusivamente o palpável, o concreto.

Entretanto sabemos que um conselho, um bom trato, um sorriso podem ser decisivos quando queremos fazer o bem, fazer voltar-se para coisas mais elevadas, ter ânimo para sair de situações difíceis.

Uma experiência científica veio comprovar isso: o peso das coisas aparentemente “sem peso”.

Uma equipe de cientistas americanos ⁽¹⁾ procurou avaliar os fatores que contribuem para o crescimento dos vegetais. Para tal plantaram mudas pequenas em enormes vasos de boa terra.

 

Depois de alguns anos retiraram os já crescidos arbustos ou pequenas árvores. Limparam cuidadosamente as raízes, de modo a qualquer resquício de terra ficasse nos vasos.

Nada mais nada menos do que de reações orgânicas em que os componentes eram: água, ar e luz. Para deixar bem claro: o estopim de tudo era… a luz solar. Esta determinava a combinação de novos elementos a partir da água, reagindo com o ar e formava elementos “de peso”… inclusive físico.

Mudas semelhantes, dispondo do mesmo solo, da mesma água e ar, mas sem luz solar, definhavam e morriam.

* * *

Por que tudo isso?

Porque em muitos há, hoje em dia, só o palpável: o dinheiro, o conforto (quando há…), os bens materiais, os prazeres meramente animais… Faz falta o “Sol” do amor de Deus, da confiança n’Ele que é Criador, Redentor e Pai.

Assim também na nossa vida. Somos seres mistos de matéria e espirito, corpo e alma. Em nosso ser, tem preponderantemente “peso” a nossa alma. Se a tiramos do “Sol” da verdade, do Bem e do Belo de Deus, ela definha e “morre”.

Veja, caro internauta, o que fez uma coisa quase impalpável: o ar. Constate isso no presente super-tufão nas Filipinas: boa parte de um país quase totalmente destruído pelo… ar…

Assim, quando nossas vidas parecem enfraquecidas, anêmicas, estéreis, não será por falta do “Sol”, ou seja de Deus? Pense nisso. 
.

⁽¹⁾ John Pfeiffer e René Dubos, “O raio de luz, fonte de energia vital”, in “A célula”, Ed Time-Life, 1964, tradução brasileira: Ed Livraria José Olympio Editora, Rio de Janeiro, 1968, p. 32 e ss.

 
Comentários