Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Artigos


Espiritualidade


Procura pregar com a própria vida
 
AUTOR: REDAÇÃO
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Todos nós somos débeis, eu o admito, mas o Senhor pôs em nossas mãos os meios com que podemos facilmente sanar, se quisermos, esta debilidade. Há sacerdotes que gostariam de possuir aquela integridade de vida que o seu estado requer, ser continentes e levar uma existência angélica, conforme exige a sua condição, mas não pensam em empregar os meios necessários para isso: jejuar, orar, evitar o trato com os maus e as familiaridades daninhas ou perigosas.

Afasta ao máximo as distrações

   Outros se queixam de que, quando rezam a salmodia ou celebram a Missa, no momento lhes vêm à mente mil coisas que os distraem e afastam o seu pensamento de Deus. Mas antes de ir ao coro ou celebrar a Missa, o que fizeram na sacristia? Como se prepararam? Que meios puseram em prática para manter a atenção?

   Queres que te ensine como progredir na virtude e, se já estiveste atento no coro, como fazer para da próxima vez o estar ainda mais e teu culto ser mais agradável a Deus? Escuta o que vou te dizer: se o fogo do amor divino já arde em ti, por menor que seja, não o exponhas logo em seguida, mas mantém o forno protegido para que não esfrie e perca o calor; ou seja, afasta e quanto puderes as distrações, conserva o recolhimento, evita as conversas inúteis.

Não te esqueças do cuidado de ti mesmo

   Estás dedicado à pregação e ao ensino? Estuda e te ocupa em tudo o que seja necessário para o reto exercício deste encargo; procura antes de tudo pregar com a tua vida e os teus costumes, para que não aconteça que ao verem que dizes uma coisa e fazes outra, zombem das tuas palavras meneando a cabeça.

   Exerces a cura das almas? Não por isso te esqueças do cuidado de ti mesmo, nem te entregues tão prodigamente aos outros que não reste nada para ti, porque certamente é necessário que te lembres das almas que conduzes, mas não de maneira a te esqueceres de ti.

   Sabei, irmãos, que nada é tão necessário para os clérigos quanto a oração mental; ela deve preceder, acompanhar e seguir as nossas ações: Salmodiarei, diz o salmista, e entenderei. Se administras os Sacramentos, irmão, medita no que fazes; se celebras a Missa, medita no que ofereces; se salmodias no coro, medita sobre quem falas e no que falas; se diriges as almas, medita no Sangue com que foram lavadas, e assim tudo o que fizeres, que seja com amor; desta forma venceremos facilmente as inúmeras dificuldades que inevitavelmente experimentamos a cada dia, uma vez que fazem parte da nossa condição. Desta maneira teremos forças para dar à luz a Cristo em nós e nos outros. (Revista Arautos do Evangelho, Novembro/2016, n. 179, p. 2)

 
Comentários