Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Artigos


Espiritualidade


Reflexão: O Natal nos reconcilia com Jesus
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 25/11/2019
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
1
0
 

O Natal é a época de festividades mais importante do ano, é a máxima expressão de paz, alegria e sonho já que nele celebramos o nascimento de Jesus em Belém.

As histórias e tradições destes tempos nos devolvem a inocência da infância e nos recordam a maravilha que escondem valores como a justiça, a fraternidade e o amor.

O Natal na Colômbia começa na noite de 7 de dezembro, conhecida como “A noite das velinhas”, na qual todas as famílias colombianas acendem centenas de velas em suas janelas, nas praças e nas ruas, convertendo assim a Colômbia em uma só luz. Nessa mesma noite se acenda a iluminação público das principais cidades e povos de Colômbia anunciando que chegou o Natal!

No dia 8 de dezembro se celebra o aniversário da data em que o papa Pio IX proclama o dogma da Imaculada Conceição, que sustenta que Maria, mãe de Jesus de Nazaré, nasceu livre do pecado original.

O dia mais esperado sem dúvida é o 25 de dezembro, uma data que nos recorda o amor de Deus, que foi tão grande conosco. O nascimento do nosso Salvador significa o amor, a reconciliação e a reflexão de nosso verdadeiro propósito no Natal, a verdadeira conversão como cristãos e filhos de Deus.

Para celebrá-lo, na Colômbia, as famílias se reúnem desde a noite de 24 de dezembro, popularmente conhecida como a “Nochebuena”, festa familiar em que ao ritmo de música se celebra o nascimento do Menino Jesus. À meia noite se faz uma parada na celebração e se repartem os presentes especialmente entre as crianças. Em seguida é feita a ceia de Natal, que comporta um prato típico diferente de acordo com a região; pode ser o “ajiaco” bogotano, os tamalles Vallunos ou Tolimenses, o pernil ou também o pavão recheado.

O Natal une o povo colombiano, o liberta por alguns dias de preocupações, de dúvidas, em um país onde a reconciliação é o desejo de cada habitante deste país. Nos esquecemos por um momento da violência que nos acompanha ano após ano e assim como precisou monsenhor Salazar, presidente da Conferência Episcopal da Colômbia, “o Natal é se deixar iluminar pela paz acolher esta no mais íntimo do coração e levá-la a todas as instâncias da vida pessoa.

 
Comentários