Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Artigos


Plinio Corrêa de Oliveira


Acima de tudo, o bem das almas
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 09/05/2019
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 
Qualquer que seja a orientação ou finalidade das associações católicas, o primeiro objetivo de todas elas deve ser a santificação das almas. Esta é uma idéia expressa de vários modos por Dr. Plinio ao longo de toda a sua vida. Como neste artigo de 1938.

Líder mariano de grande influência, Dr. Plinio (no centro) nunca esmoreceu no seu dever de incentivar o próximo nas vias da perfeição cristã

O primeiro fim de toda e qualquer associação religiosa é a santificação de seus membros. O segundo, deve ser a santificação do próximo. Aparentemente, há associações que fogem a esta regra, como certos sodalícios destinados diretamente à beneficência, à distribuição de víveres a indigentes, à confecção de roupas para pobres, etc. Há, também, associações que se destinam a uma finalidade tão especial que parecem também estar fora da regra geral que enunciamos. Há, por exemplo, associações destinadas a angariar fundos para certas despesas do culto, como azeite, velas, etc. Outras se destinam a prover as igrejas de paramentos adequados. Outras, finalmente, cuidam especialmente do provimento de flores.

É um erro supor que mesmo essas associações não têm como finalidade a santificação de seus membros. Em breve veremos a razão disto.

Nosso Senhor Jesus Cristo instituiu a Santa Igreja Católica para que esta pregasse a Verdade e distribuísse os Sacramentos pelo mundo inteiro para a santificação dos fiéis e a conversão dos infiéis. Certamente, como adverte Leão XIII, a Igreja, na exuberância de sua ação benfazeja, pode, freqüentemente, proporcionar à humanidade até mesmo as vantagens temporais as mais apreciáveis.

Não é esta, no entanto, a razão de ser da Igreja. Ela foi instituída para dar glória a Deus por meio da santificação de seus membros e da conversão dos infiéis, chamados por sua vez, dentro de seu grêmio bendito, a galgar os degraus luminosos da santidade. O que se entende aí por santificação? Sem entrar no domínio das altas cogitações teológicas, digamos simplesmente que a pessoa atinge a santidade quando chega à plenitude do amor de Deus, de que é capaz, e implicitamente do amor do próximo. Este amor se traduz na ordem dos fatos pelo cumprimento pleno dos preceitos e conselhos do Santo Evangelho.

Se, portanto, todos nós fomos chamados por Deus à Santa Igreja Católica, foi para nos santificarmos. Mas, como nossa santificação implica no amor do próximo por amor de Deus, devemos fazer bem ao próximo. E como o maior bem que lhe possamos fazer é concorrer para a sua santificação, devemos antes de tudo cuidar de cooperar com nosso próximo, a fim de que ele se santifique.

Se o fim da Igreja e de nossa participação em sua vida sobrenatural é esse, é obvio que as associações religiosas, que existem para facilitar a obra da Igreja, têm o mesmo fim.

Uma associação religiosa só pode, pois, ter por fim a santificação de seus membros, e a procura de novos membros para santificar.

Na raiz da beneficência deve estar o amor de Deus

E uma associação de mera beneficência? Uma associação, por exemplo, na paróquia X, que só cuide da obtenção de remédios para crianças indigentes? A resposta é simples. Tais associações estão perfeitamente dentro do espírito da Igreja, mas é preciso que elas sejam vividas e compreendidas como a Igreja quer. O amor ao próximo nos leva a desejar principalmente sua santificação. Mas principalmente não significa exclusivamente. É muitíssimo louvável e justo que se procure também confortar o próximo em seus padecimentos ou dificuldades materiais, ainda mesmo que o resultado concreto de nossa ação seja exclusivamente o de aliviar suas dores. As associações beneficentes são, pois, muitíssimo conformes ao espírito da Igreja.

No entanto, como o católico deve amar o seu próximo por amor de Deus, cada ato de amor ao próximo, feito em tais associações, para ter seu pleno mérito, deve ser também um ato de amor a Deus. É precisamente aí que o ato de beneficência encontra a inteireza de seu valor sobrenatural.

Por outro lado, todas as ações do católico devem tender à sua santificação. Não se compreende, pois, que um católico desperdice uma ação tão santa como seja a beneficência, e que não coloque na sua raiz o amor de Deus, que o santifica a ele próprio, e santifica também seus semelhantes.

Um católico que, fazendo bem ao seu próximo, o faz como faria um ateu, isto é, o faz como se Deus não existisse, é uma perfeita aberração.

Por outro lado, cumpre acrescentar que, sempre que possível, as associações de mera beneficência material devem estender seus proveitos à beneficência espiritual. Em outros termos, distribuindo remédio e alimento para o corpo, não devem perder uma única oportunidade para distribuir remédio e alimento para a alma.

Abordaremos ainda, mais de perto, esta última questão. De passagem, digamos agora somente o seguinte: se a alma vale mais do que o corpo (e qual o católico que possa não estar profundamente convicto disto?), mais vale curar a moléstia da alma, que é o pecado, do que a moléstia do corpo, que é a doença. Portanto, seria absurdo levar-se um benefício material a alguém, deixando passar a oportunidade de um socorro espiritual.

Entenda-se bem o que dizemos aqui. Não queremos afirmar que todas as associações de beneficência devem ter obrigatoriamente o caráter de associações de apostolado direto sobre a pessoa beneficiada. Muitas vezes, é a própria prudência que impõe o contrário. Não há, porém, um único católico ou uma única associação que, podendo promover a salvação de uma alma, não deva fazê-lo. (Transcrito do Legionário, nº 309, de 14/8/1938. Título nosso.)(Revista Dr. Plinio, Fevereiro/2002, n. 47, pp. 6 a 9).

 
Comentários