Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Artigos


Santos


Grande paz para os que amam a tua lei
 
AUTOR: REDAÇÃO
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
6
0
 
"Bem-aventurados os pacíficos porque serão chamados filhos de Deus" (Mt 5, 9)

Com razão a bem-aventurança de ver a Deus é prometida aos corações puros. Pois os olhos imundos não podem ver o esplendor da verdadeira luz; será alegria das almas límpidas aquilo mesmo que será castigo dos corações impuros. Para longe Encontro de São Leão Magno com Átila Catedral de Luján (Argentina).jpgentão a fuligem das vaidades terrenas. Limpemos de toda iniquidade suja os olhos interiores, e o olhar sereno se sacie de tão maravilhosa visão de Deus.

Merecer tal coisa, penso eu, é o fito do que se segue: “Bem-aventurados os pacíficos porque serão chamados filhos de Deus” (Mt 5, 9). Esta bem-aventurança, caríssimos, não consiste em um acordo qualquer nem em qualquer concórdia. É aquela de que fala o Apóstolo: Tende paz com Deus (Rm 5, 1) e o profeta: “Grande paz para os que amam tua lei e para eles não há tropeço” (Sl 118, 165).

Mesmo os mais estreitos laços de amizade e uma igualdade sem falha dos espíritos não podem, na verdade, reivindicar para si esta paz, se não concordarem com a vontade de Deus. Estão fora da dignidade desta paz a semelhança na cobiça dos maus, as alianças pecaminosas, os pactos para o vício. O amor do mundo não combina com o amor de Deus, nem passa para a sociedade dos filhos de Deus quem não se separa da vida carnal. Quem sempre com Deus tem em mente “guardar com solicitude a unidade do espírito no vínculo da paz” (Ef 4, 3), jamais discorda da lei eterna, repetindo a oração da fé: “Seja feita a tua vontade assim na terra como no céu” (Mt 6, 10).

São estes os pacíficos, estes os unânimes no bem, santamente concordes, que receberão o nome eterno de “filhos de Deus, co-herdeiros de Cristo” (cf. Rm 8, 17). Porque o amor de Deus e o do próximo lhes obterão não mais sentir adversidades, não mais temer escândalo algum. Mas terminado o combate de todas as tentações, repousarão na tranquila paz de Deus, por nosso Senhor que com o Pai e o Espírito Santo vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém. São Leão Magno. Sobre as Bem-aventuranças. Sermão XCV, 9 (Revista Arautos do Evangelho, Novembro/2015, n. 167, p. 2)

 
Comentários