Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Artigos


Artigos


Nossa Senhora do Ó
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 18/12/2020
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
1
0
 

Nossa Senhora da Expectação e da Esperança

Comemorada a cada 18 de dezembro, a festa de Nossa Senhora do Ó é também chamada da Expectação ou da Esperança. Todavia esta festa é uma das mais antigas comemorações litúrgicas em louvor à Mãe de Deus. Sua origem remonta aliás ao ano de 656, quando o X ConcílioNossa Senhora da Esperança - Catedral de León (Espanha)..jpg de Toledo instituiu a Festum Expectationis Partus (Festa da Expectação do Parto), na qual se apresenta Nossa Senhora bem próxima do nascimento de Jesus.

No decorrer do tempo, o título de Nossa Senhora da Expectação acabou sendo mudado pela invocação de Nossa Senhora do Ó. Isso porque na semana anterior ao Natal, as antífonas estabelecidas para o Magnificat no Ofício de Vésperas se iniciam todas pela interjeição “Ó”. Logo depois seguida de um título messiânico: Ó Sabedoria, saída da boca do Altíssimo; Ó Adonai (Senhor), guia da casa de Israel etc.

O ponto central de cada uma dessas sete antífonas é a súplica “vinde”, não tardeis mais. E a delicadeza do gênio litúrgico da Igreja organizou-as de modo tal que o acróstico composto pelas iniciais latinas de cada antífona depois da interjeição “Ó”, lidas em sentido inverso, forma a resposta do Divino Salvador a essa filial súplica: “Ero cras” (“Estarei amanhã” ou “Virei amanhã”).

Oração a Nossa Senhora do Ó

Doce Virgem Maria, cujo coração foi por Deus preparado para morada do verbo feito carne pelas inefáveis alegrias da expectação do vosso santíssimo parto, ensinai-nos as disposições perfeitas de uma íntegra pureza no corpo e na alma, de uma humildade profunda no espírito e no coração, de um ardente e sincero desejo de união com Deus, para que o meigo fruto das vossas benditas  entranhas, venha nascer misericordiosamente nos nossos corações, trazendo-lhes a abundância dos dons divinos, para redenção dos nossos pecados, santificação da nossa vida e obtenção da nossa coroa no Paraíso, na vossa companhia. Assim seja.

 
Comentários