Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Artigos


Especiais


Novo administrador Apostólico para o Vicariato de São Miguel de Sucumbíos
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 04/11/2010
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 
Novo administrador de Sucumbíos

O novo administrador Apostólico é o Padre Rafael Ramón Ibarguren Schindler, EP, que pertence a Sociedade de Vida Apóstolica Virgo Flos Carmeli, constituída por sacerdotes Arautos do Evangelho.

Quito (Lunes, 01-11-2010, Gaudium Press) No passado sábado, 30 de Outubro, o Santo Padre Bento XVI aceitou a renúncia, por limite de idade, apresentada por Dom Gonzalo López Marañón, OCD, Vigário Apostólico de Sucumbíos, no Equador; e nomeou como administrador Apostólico do Vicariato – sede vacante de Sucumbíos – o Padre Ramón Ibarguren Schindler, EP, atual capelão e assistente espiritual do Colégio dos Arautos Internacional de Assunção, no Paraguai.

O Padre Ibarguren pertence a Sociedade de Vida Apóstolica Virgo Flos Carmeli, constituída por sacerdotes Arautos do Evangelho.

Dados biográficos:

Pe_Rafael Ibarguren.jpg

Padre Rafael Ramón Ibarguren Schindler, EP
Administrador Apostólico de Sucumbíos

O Pe. Rafael Ibarguren Schindler, EP, nasceu em 26 de junho de 1952 em Buenos Aires, Argentina. Foi ordenado diácono em 8 de dezembro de 2004 em Avezzano, Itália e sacerdote em 15 de Junho de 2005 na Basílica do Carmo em São Paulo, Brasil. Pertence a Sociedade Clerical de Vida Apostólica Virgo Flos Carmeli.

Realizou seus estudos de filosofia e teologia em São Paulo, Brasil e obteve a licenciatura canônica em Teologia Moral com enfâse em Doutrina Social da Igreja na Universidade Pontifícia Bolivariana de Medellín, Colômbia.

Durante o seu ministério sacerdotal, o Pe. Rafael Ramón Ibarguren Schindler, ocupou os seguintes cargos pastorais:

Desde 2005: Presidente da Irmandade Centro-americana dos Arautos do Evangelho, com sede em San José de Costa Rica.

2001-2007: Responsável local dos Arautos do Evangelho e coordenador da pastoral da Arquidiocese de Manágua, Nicarágua. Capelão do Colégio Pureza de Maria de Manágua. Membro do Conselho Consultivo do Hospital da Mulher Bertha Calderón de Manágua. Responsável pela animação de retiros e palestras para os jovens na Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua e Costa Rica.

2002-2008: Colaborador regular da página de opinião do periódico La Prensa, Nicarágua.

2007-2009: Assistente espiritual da Associação Salvai-me Rainha de Fátima (Espanha).

Desde 2009: Conselheiro da Federação Mundial das Obras Eucarísticas da Igreja – Associação de Fiéis de Direito Pontifício e administrador paroquial da Paróquia de Archicollar, Camarenilla em Toledo – Espanha.

Desde 2010: Capelão e assistente espiritual do Colégio Arautos do Evangelho Internacional de Assunção, Paraguay.

A Conferência Episcopal Equatoriana se congratula por esta designação.

A Igreja em Sucumbíos

Em 2 de julho de 1984, a Santa Sé erigiu o Vicariato Apostólico de São Miguel de Sucumbíos, encarregado aos Carmelitas Descalços, com Dom Gonzalo López Marañon, já como vigário. O Vicariato Apostólico compreende quase toda a província equatoriana de Sucumbíos, situada em uma faixa do Nordeste da Amazônia equatoriana, na fronteira com a Colômbia, que abrange cerca de 18.612 km2.

É atualmente estimada em 147.445 pessoas que habitam a província de Sucumbíos, que são, em sua maioria colonos, trabalhadores de empresas petrolíferas, comerciantes, índigenas, afro-americanos e imigrantes colombianos.

Em uma variada e dinâmica atividade missionária, marcam presença na Diocese, além da Comunidade Carmelita Descalça masculina e as Carmelitas do Sagrado Coração – as Irmãs Ursulinas, as Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria, as Irmãs Lauritas, os Irmãos Maristas, as Irmãs de Caridade de Santa Ana, as Irmãs Marianitas, as Irmãs Dominicanas da Apresentação e das Irmãs da Providência, bem como sacerdotes diocesanos e leigos consagrados.

Hoje, as Unidades da Pastoral da Diocese, tendo em conta a composição étnica de seus habitantes e demais peculiaridades, divide-se em Pastoral Indígena, Pastoral Campesina, Pastoral Urbana e a Pastoral Negra, contando cada uma delas com suas específicas linhas pastorais.

Novo Administrador de Sucumbíos
 
Comentários