Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Artigos


Voz dos Papas


O jejum espiritual do cristão
 
AUTOR: REDAÇÃO
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 
Para bem vos preparar para a Páscoa, mantende-vos firmes e com o coração inabalável. Abstende-vos de todas as mentiras dos hereges e recordai que vossas obras de misericórdia só vos serão proveitosas se vossas mentes estiverem livres de qualquer impureza de opiniões erradas.

Conhecendo bem, amados irmãos, quão ardente é a vossa devoção, não ignoramos que, no concernente ao jejum que precede à Páscoa do Senhor, muitos de vós já se adiantaram às nossas exortações.

Como, entretanto, a prática desta abstinência é necessária não só para mortificar a carne, mas também para purificar a mente, desejamos fazer com que vossa observância seja completa, de forma que, ao mesmo tempo que vos privais dos prazeres atinentes aos desejos carnais, cerceeis também os erros decorrentes das imaginações do espírito, pois só quem tem seu coração livre de concepções errôneas se prepara com uma genuína e razoável purificação para a chegada da festa pascal, na qual se sintetizam todos os mistérios de nossa Religião.

A mente pratica o jejum quando rejeita o erro e a falsidade

Diz o Apóstolo que “tudo quando não procede da Fé é pecado” (Rm 14, 23). Por esse motivo, vão e inútil será o jejum daqueles aos quais o pai da mentira engana com suas ilusões, não permitindo que sejam alimentados pela verdadeira carne de Cristo.

E assim como devemos obedecer de todo coração aos Mandamentos divinos e professar a sã doutrina, precisamos também nos conduzir com toda precaução quando se trata de fugir das imaginações perversas, pois a mente só pratica o sagrado e espiritual jejum quando rejeita o alimento do erro e o veneno da falsidade.

Ora, eles nos são apresentados mais perfidamente pelo nosso falaz e astucioso inimigo agora, quando, ao se aproximarem as veneráveis festas pascais, toda a Igreja é admoestada a compreender os mistérios da salvação, pois só é verdadeiro confessor e adorador da Ressurreição de Cristo quem não se deixou confundir a respeito de sua Paixão nem enganar sobre seu nascimento corporal.

Alguns, entretanto, se envergonham do Evangelho da Cruz de Cristo a ponto de minimizarem imprudentemente os sofrimentos que Ele padeceu pela Redenção do mundo negando a genuína natureza da verdadeira carne do Senhor, por não serem capazes de entender como a impassível e imutável divindade do Verbo pôde chegar ao misericordioso extremo de, para nos salvar, assumir nossa humanidade sem perder seus atributos divinos.

Nossas antigas feridas só podiam ser curadas pelo Verbo

A mente cristã deve, portanto, fugir da mentira, ser discípula da verdade, e servir-se com confiança da narração evangélica para distinguir, como se estivesse nesse momento junto aos Apóstolos, ora através da compreensão espiritual, ora por meio das vistas corporais, o que é visivelmente feito pelo Senhor.

As antigas feridas da natureza humana não podiam ser curadas a não ser pelo Verbo de Deus que Se fez carne no seio da Virgem. Nele, a carne e a Palavra coexistiam numa mesma e única Pessoa.

Por esta fé na Encarnação do Senhor que nos leva a considerar a Igreja inteira como Corpo de Cristo, mantende-vos, caríssimos, firmes e com o coração inabalável.

Abstende-vos de todas as mentiras dos hereges e recordai que vossas obras de misericórdia só vos serão proveitosas e o rigor de vossa abstinência só produzirá frutos se vossas mentes estiverem livres de qualquer impureza de opiniões erradas.

Rejeitai os argumentos da mundana sabedoria, pois Deus os detesta e ninguém pode chegar por eles ao conhecimento da verdade; guardai em vosso espírito o que rezais no Credo. Crede que o Filho de Deus é coeterno com o Pai, por quem todas as coisas foram feitas e sem o qual nada foi feito, nascido segundo a carne no fim dos tempos.

Crede que Ele foi crucificado, morreu, ressuscitou, elevou-Se acima de todos os poderes celestiais, está sentado à direita do Pai, prestes a vir na mesma carne na qual ascendeu, para julgar os vivos e os mortos. Pois é isto que o Apóstolo proclama a todos os fiéis, dizendo: “Se ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus.

Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às da terra. Porque estais mortos e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, vossa vida, aparecer, então também vós aparecereis com Ele na glória” (Col 3, 1-4). 

São Leão Magno. Excerto do Sermão XLVI, sobre a Quaresma: PL 54, 292-294 in Revista Arautos do Evangelho, Março/2018, n. 195, pp. 6 à 7.
 
Comentários