Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Artigos


Voz dos Papas


“Serás pescador de homens”
 
AUTOR: REDAÇÃO
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 
Esta é a lógica que orienta a missão de Jesus e da Igreja: ir à procura de homens e mulheres para restituir-lhes a plena dignidade e liberdade, mediante o perdão dos pecados.

Simão Pedro lança-se aos pés de Jesus, dizendo: “Afasta-Te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador” (Lc 5, 8). Aquele sinal milagroso convenceu-o de que Jesus não é apenas um Mestre formidável, cuja palavra é genuína e poderosa, mas que Ele é o Senhor, a manifestação de Deus. E esta presença aproximada suscita em Pedro uma forte sensação da própria mesquinhez e indignidade. Sob um ponto de vista humano, pensa que deve haver distância entre o pecador e o Santo.

Na verdade, precisamente a sua condição de pecador exige que o Senhor não Se afaste dele, do mesmo modo como um médico não se pode distanciar de quem está doente.

A resposta de Jesus a Simão Pedro é reconfortante e decisiva: “Não temas; doravante serás pescador de homens” (Lc 5, 10). E de novo o pescador da Galileia, depositando a sua confiança nesta palavra, deixa tudo e segue Aquele que Se tornou o seu Mestre e Senhor. E assim agiram também Tiago e João, companheiros de trabalho de Simão.

Esta é a lógica que orienta a missão de Jesus e a missão da Igreja: ir à procura, “pescar” homens e mulheres, não para fazer proselitismo mas para restituir a todos a plena dignidade e liberdade, mediante o perdão dos pecados. Eis a essência do Cristianismo: propagar o amor regenerante e gratuito de Deus, com atitude de acolhimento e de misericórdia para com todos, a fim de que cada um possa encontrar a ternura de Deus e receber a plenitude de vida. E aqui penso de maneira particular nos confessores: eles são os primeiros que devem transmitir a misericórdia do Pai, seguindo o exemplo de Jesus, como fizeram também os dois frades santos, padre Leopoldo e padre Pio.

O Evangelho de hoje interpela-nos: sabemos nós confiar verdadeiramente na palavra do Senhor? Ou então nos deixamos desanimar pelos nossos fracassos? Durante este Ano Santo da Misericórdia somos chamados a confortar quem se sentir pecador e indigno diante do Senhor, e abatido por causa dos próprios erros, dizendo-lhe as mesmas palavras de Jesus: “Não temas”. “A misericórdia do Pai é maior do que os teus pecados! É maior, não tenhas medo!”. – Excerto do Angelus, 7/2/2016

 
Comentários