Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Arcebispo de Sevilha presidirá peregrinação a Turquia para seguir a Rota de São Paulo
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 14/05/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Sevilha – Espanha (Quinta-feira, 14-05-2015, Gaudium Press) Assim como na Espanha existe o Caminho de Santiago, na Turquia se encontra a Rota de São Paulo, percurso de 500 quilômetros que segue os passos do Apóstolo em sua primeira viagem missionária após sua conversão. Animados por conhecer mais ao “Apóstolo das gentes”, a Arquidiocese de Sevilha prepara uma peregrinação a Turquia, que será presidida pelo próprio Arcebispo da cidade, Dom Juan José Asenjo.Arcebispo de Sevilha presidirá peregrinação a Turquia para seguir a Rota de São Paulo.jpg

Organizado pela Delegação diocesana de Peregrinações, a rota se realizará a partir do dia 3 de julho e irá até o dia 11 do mesmo mês, seguindo os lugares mais emblemáticos que percorreu o Apóstolo. O caminho começará em Adana, para visitar depois diversas cidades, entre elas Antakya -Antioquia- cidade bíblica, e Tarso, onde nasceu o Apóstolo. A peregrinação se encerrará no dia 09 de julho em Istambul, onde os peregrinos permanecerão por dois dias.

Paulo, o primeiro convertido após viver a experiência do Ressuscitado

Entre os apóstolos, Paulo tem grande relevância para o Cristianismo, sendo o primeiro convertido após viver a experiência do Ressuscitado. Originário de Tarso, era judeu, cidadão romano, e seguia estritamente a lei que recebeu por ensinamento do rabino Gamaliel o Velho, também era um forte perseguidor dos cristãos, mas se converteu após conhecer a Jesus não em sua vida terrena, como ocorreu com os Doze apóstolos, mas após a Ressurreição. Assim se narra sua conversão nos Atos dos Apóstolos:

“Saulo, que ainda respirava ameaças de morte contra os discípulos do Senhor, se apresentou ao Sumo Sacerdote e lhe pediu cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de trazer presos a Jerusalém aos seguidores do Caminho do Senhor que encontrara, homem e mulheres. E enquanto ia caminhando, ao aproximar-se de Damasco, uma luz que vinha do céu o envolveu de improviso com seu resplendor. E caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: ‘Saulo, Saulo, por que me persegues?’. Ele perguntou: ‘Quem eres tu Senhor?’. ‘Eu sou Jesus, a quem tu persegues’, lhe respondeu a voz. ‘Agora levanta-te, e entra na cidade: ali te dirão o que deves fazer’ (…) Saulo se levantou do chão e, apesar de ter os olhos abertos, não via nada. O tomaram pela mão e o levaram a Damasco. Ali esteve três dias sem ver, e sem comer nem beber (…) Ananias foi à casa, lhe impôs as mãos e lhe disse: ‘Saulo, meu irmão, o Senhor Jesus, o mesmo que te apareceu no caminho, me enviou a ti para que recobres a vista e fique cheio do Espírito Santo’. Nesse momento, caíram de seus olhos uma espécie de escamas e recobrou a vista. Se levantou e foi batizado. Depois comeu algo e recobrou suas forças. Saulo permaneceu alguns dias com os discípulos que viviam em Damasco, e depois começou a pregar nas sinagogas que Jesus é o Filho de Deus”.

Após sua conversão, São Paulo inicia várias viagens missionárias atravessando parte da Ásia menor -o que é hoje Turquia-, Síria e parte da Arábia, até chegar a Jerusalém. Dali se dirige a Europa, passando primeiro pela Grécia e chegando finalmente a Roma, onde é martirizado. (GPE/EPC)

 
Comentários