Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Atualização das orientações para celebrações da Palavra de Deus é analisada pela CNBB
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 13/12/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Brasília (Terça-feira, 13-12-2016, Gaudium Press) Instituída na CNBB, a Comissão responsável por refletir sobre a celebração dominical da Palavra de Deus esteve reunida nos últimos dias na sede da entidade, em Brasília.

Ao longo do encontro, os membros apresentaram alguns textos elaborados que poderão compor um novo documento da Conferência, contendo orientações para a celebração dominical no tempo litúrgico e na realidade de vida das comunidades.

De acordo com o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB, Frei Faustino Paludo, os bispos e assessores partilharam os textos que elaboraram sobre as celebrações dominicais da Palavra de Deus.

Do trabalho em curso desde meados deste ano, será produzido um documento pastoral e orientativo. Até o momento, o material está em estágio de reflexão para posteriormente ser firmado e apresentado ao Conselho Permanente da CNBB.

“Precisamos responder talvez com um novo modo de ver, esclarecer melhor teologicamente, mas também podermos fazer como bom subsídio para que essas celebrações tenham uma maior validade, especialmente no trabalho de formação dos ministros e dos diáconos, daqueles que vão atuar muito diretamente na vida das comunidades”, explicou o bispo de Paranavaí (PR) e presidente da Comissão, Dom Geremias Steinmetz.

O trabalho é inspirado no documento da Congregação para o Culto Divino “Diretório para celebrações dominicais na ausência do presbítero”, bem como no Documento 52 da CNBB “Orientações para a Celebração da Palavra de Deus”.

A atualização das orientações irá abordar as indicações do Documento de Aparecida e as exortações apostólicas de Bento XVI “Verbum Domini – sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja” e do Papa Francisco “Evangelii Gaudium – sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual”.

Ainda conforme Dom Geremias Steinmetz, a elaboração de um novo documento deve responder à necessidade, pois as celebrações dominicais são o único alimento disponível para a vida de muitas comunidades no Brasil, e ainda às três primeiras urgências das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2015-2019): “Igreja em estado permanente de missão”; “Igreja: casa da iniciação à vida cristã” e “Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral”.

“Essa questão precisa ser muito bem trabalhada na vida do povo e nos nossos documentos, visto que o último grande documento lançado sobre a celebração da Palavra é de 1994, já precisa ser repensado”, considerou.

São representantes da Comissão, além de Dom Geremias, os bispos de Castanhal do Pará (PA), Dom Carlos Verzeletti; e o da prelazia de Itaituba (PA), Dom Wilmar Santin. Por sua vez, a religiosa da Congregação das Pias Discípulas do Divino Mestre, Irmã Veronice Fernandes, e o secretário executivo do regional Sul 4 da CNBB, Padre Luciano dos Santos, fazem parte dos trabalhos como assessores. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

 
Comentários