Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Bispos maronitas pedem para que se mantenha a presença cristã no Oriente Médio
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 22/06/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Beirute – Líbano (Quarta-feira, 22-06-2016, Gaudium Press) Os Bispos maronitas católicos de todo o mundo, reunidos no Sínodo levado a cabo no Líbano de 13 a 17 de junho, realizaram um chamado à comunidade internacional para preservar a presença cristã no Oriente Médio e não ceder diante das propostas de dividir a região. Os prelados pediram que em seu lugar se busque gerar “um clima de liberdade, democracia e respeito pela diversidade”.

Bispos maronitas pedem para que se mantenha a presença cristã no Oriente Médio.jpg

Os Bispos maronitas avaliaram as difíceis condições das Eparquias de Damasco, Alepo e Latakia, na Síria, e analisaram o que chamaram “planos internacionais” para traçar divisões na região. Também rejeitaram os contínuos sofrimentos dos habitantes da Síria onde a economia foi gravemente golpeada pela guerra e se generalizaram a pobreza.

Os Bispos destacaram as penalidades que se vivem em Alepo, onde se sofre “uma escassez do necessário para a vida como água, eletricidade e alimentos”, além “da demolição dos lares e a perda das vidas” em um contexto de milhares de mortes e feridos, viúvas e desabrigados. Líbano, o país onde se originou a Igreja de rito maronita, teve que acolher a mais de dois milhões de desabrigados pelo que os prelados pediram à comunidade internacional apoiar economicamente este esforço e “trabalhar seriamente por seu pronto retorno ao seu país”.

Sobre os temas pastorais da Igreja maronita, os Bispos reconheceram os trabalhos das paróquias em programas de reconciliação para matrimônios e uma melhor preparação dos casais que buscam casar-se. Além disso, anunciaram a celebração da Jornada Mundial da Juventude Maronita no Líbano, de 15 a 23 de julho. (GPE/EPC)

 
Comentários