Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Cardeal do Rio destaca o exemplo dos apóstolos Pedro e Paulo durante cerimônia solene
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 30/06/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Rio de Janeiro (Quinta-feira, 30-06-2016, Gaudium Press) Na Solenidade de São Pedro e São Paulo, a Arquidiocese do Rio de Janeiro celebrou nesta quarta-feira, 29 de junho, a cerimônia em homenagem aos apóstolos.

Gaudium Press.jpg

O Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, presidiu a Missa solene em homenagem ao padroeiro, na Igreja de São Pedro, no Rio Comprido, que contou com a presença de centenas de fiéis.

Logo no momento da acolhida e intenções em ação de graças, o Cardeal Tempesta recordou que “celebramos, hoje, na Igreja de São Pedro a festa de São Pedro e São Paulo”, e que “embora pela liturgia se celebre esta festa no próximo domingo, hoje nos reunimos para agradecer a Deus pelo exemplo que esses apóstolos são para nós e rezamos pelo Santo Padre, o Papa Francisco, e por suas intenções”.

“Também rezamos, neste dia, por todos os padres de nossa arquidiocese e pelas intenções que eles trazem em seus corações, para que, em unidade, realizem bem a sua missão e sejam como São Pedro e São Paulo: firmes na rocha e grandes anunciadores do Evangelho”. E de modo especial, prosseguiu, “rezamos por todos os sacerdotes que hoje celebram aniversário de ordenação, em especial, Dom Rafael Llano Cifuentes, que comemora 26 anos de ordenação episcopal. Nesta eucaristia recebemos também a bênção apostólica e a indulgência plenária”.

Quando refletiu a dimensão universal da festividade litúrgica e a relevância arquidiocesana da Irmandade de São Pedro, Dom Orani lembrou que essa é uma celebração tradicional, na qual é marcada por dois aspectos muito importantes. Além de ser uma cerimônia universal, uma vez que toda a Igreja se reúne para celebrar o dia de São Pedro e São Paulo, é também importante, em nível arquidiocesano, pois celebra todo um acolhimento da Irmandade de São Pedro para com os sacerdotes que estão na Arquidiocese do Rio de Janeiro, além de ser também uma grande promotora vocacional para os futuros sacerdotes.

Para o Cardeal, a Igreja da Irmandade, ainda mais nessa ocasião, torna-se um espaço “de convergência, no qual a Irmandade não só realiza suas reuniões, acolhe os sacerdotes e seminaristas, mas também contribui e facilita a formação dos futuros sacerdotes da Arquidiocese”.

Ainda segundo o purpurado, somos chamados a professar nossa Fé em Jesus e a dar testemunho, proclamando o Evangelho. “Somos chamados a testemunhar que cremos em Jesus Cristo, o Filho de Deus, nosso Senhor”.

Além disso, devemos pedir a intercessão de São Pedro e São Paulo, justamente nesses contextos, para insistirmos em proclamar, cada vez mais, a Fé em Jesus Cristo, dar o nosso testemunho e contribuir com o anúncio do Evangelho.
A celebração foi considerada o ponto central dos festejos realizados em honra de São Pedro, na Igreja da Venerável Irmandade do Príncipe dos Apóstolos. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro

 
Comentários