Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Conferência dos Bispos Católicos da Inglaterra promove reflexão sobre os novíssimos
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 09/11/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Londres – Inglaterra (Quarta-feira, 09-11-2016, Gaudium Press) A Conferência de Bispos Católicos da Inglaterra e Gales apresentou uma plataforma web na qual deseja orientar a sociedade sobre as condições verdadeiramente dignas para o final da vida. Sob o título de “A Arte de Bem Morrer”, o guia oferece conteúdos preparados por capelães, especialistas em cuidados paliativos, e especialistas em campos como a ética e a história.

Conferência dos Bispos Católicos da Inglaterra promove reflexão sobre os novíssimos.jpg

O Cardeal Vincent Nichols, Presidente da Conferência de Bispos realizou o anúncio oficial do lançamento da plataforma, qualificada como uma “importante iniciativa”, durante sua homilia da Missa da tarde na Catedral de Westminster. “Após séculos servindo pastoralmente aos moribundos, a Igreja Católica tem um fundo de experiência para compartilhar no que tradicionalmente se chamou a arte de morrer bem ou, em latim, ‘Ars Moriendi'”, explica a plataforma. “Cremos que este é um bom tempo de renovar o olhar a esta tradição”.

A plataforma expõem a visão católica sobre a morte, mas não está construída para beneficiar unicamente aos fiéis, mas também para informar aos que enfrentam a realidade da morte em sua profissão ou em sua vida pessoal e tem grandes dúvidas espirituais. “Na Fé Católica se crê que a vida é um dom precioso de Deus e que a morte simplesmente abre o caminho a uma vida nova”, expõem a página. Os conteúdos convidam a refletir sobre a aceitação da morte, a devida preparação para ela, assim como o apoio da Igreja, os sacramentos e os rituais que ajudam aos fiéis a viver este processo.

“Se você é um católico que se aproxima da morte, ou você está ao cuidado de um ser querido que é católico, existe uma série de rituais que dão consolo e que podem ajudá-lo a preparar-se espiritualmente para a viagem final”, explicam os conteúdos. “Também existem orações especificamente para o moribundo, que podem trazer alívio a você e aos seus seres queridos”. Os textos e vídeos tratam temas como as formas na qual se pode dialogar sobre a morte, o processo pessoal de enfrentar o final da vida, o duelo dos que perdem aos seus seres queridos e os cuidados que merecem os pacientes que estão próximos de falecer.

A iniciativa também busca “romper o tabu” e animar a reflexão sobre um tema transcendente e finalmente inevitável. “A morte está frequentemente oculta e raramente se discute. Estar aberto acerca da morte pode acalmar seus temores”, propõem a plataforma. (GPE/EPC)

 
Comentários