Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Criciúma (SC) sedia a terceira edição de encontro de comunicação da CNBB
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 25/11/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Criciúma – Santa Catarina (Sexta-feira, 25-11-2016, Gaudium Press) Tem início nesta sexta-feira, 25 de novembro, a terceira edição do Mutirão Regional de Comunicação (Muticom), no Estado de Santa Catarina.

Criciúma (SC) sedia a terceira edição de encontro de comunicação da CNBB.jpg

Neste ano, Criciúma foi a cidade escolhida para sediar o evento, que tem como tema “Comunicação e Misericórdia”, em alusão ao Ano Santo da Misericórdia convocado pelo Papa Francisco.

Organizado pela Pastoral de Comunicação (Pascom) do Regional Sul 4 da CNBB, o Mutirão regional tem o propósito de “ser um espaço de intercâmbio, atualização, reflexão e aprofundamento sobre os temas da comunicação e da sociedade e como instância de mediação e socialização entre aqueles que trabalham no campo da comunicação”, conforme informa o site do evento.

A primeira edição da reunião, realizada na cidade catarinense de Joinville em maio de 2011, teve como temática “Comunicação na vida da Igreja”. Naquela época, a intenção do evento, que teve como lema “Investir na Comunicação para Ganhar na Evangelização”, foi a de ajudar os agentes de Pastoral no uso adequado dos meios de comunicação para fortalecer a ação evangelizadora da Igreja no Estado.

Por sua vez, o segundo Muticom, que teve lugar na Arquidiocese de Florianópolis, em novembro de 2015, teve como tema “Uma nova Paróquia” e como lema “Construindo em comunhão a Cultura do Encontro” e contou com uma programação diversificada, com importantes palestras e oficinas na área de comunicação e a apresentação do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil.

Já a terceira edição do encontro, que acontecerá na Diocese de Criciúma, refletirá o despertar o coração dos agentes de pastoral para a importância de acolher o apelo da Igreja, para o anúncio do Rosto Misericordioso do Pai, através de todos os meios de comunicação disponíveis.

Programação

Nesta sexta-feira, 25, o encontro se inicia com o credenciamento dos participantes na Paróquia São Donato, no Centro, em Içara. Mais tarde, ás 19h30, o público assistirá à cerimônia de abertura, a ser feita pela equipe regional da Pascom. Em seguida, às 20h, abrindo os trabalhos, será a vez da primeira palestra do Mutirão, com base no tema “Comunicar a Misericórdia do Pai”, com o Padre William Betonio, Diretor Geral da TV e Rádio Aparecida.

No dia seguinte, sábado, 26, as atividades começarão logo pela manhã, com uma palestra sobre “O Anúncio Concreto da misericórdia através de gestos e palavras na vida pastoral”, com o Padre Ederson Iarochevski, da Diocese de Caçador.

Às 10h, o Padre Marcio Vignoli, da Comunidade Divino Oleiro, apresentará o assunto “Meios Tecnológicos e a Comunicação”. Após, às 11h, haverá uma plenária com a presença de representantes do Regional Sul 4 da CNBB.

A programação se reinicia às 13h30, com uma mostra cultural promovida pelo bispado de Criciúma, seguido de diversos workshops ministrados por profissionais de comunicação que trarão conteúdos relacionados a suas áreas. Nestes encontros, serão discutidos assuntos como a inserção da comunicação nos meios digitais, a viabilização de projetos, a produção de textos jornalísticos, entre outros.

No último dia do Mutirão Regional de Comunicação, domingo, 26, a programação levará os participantes a conhecer “A Comunicação a Serviço da Pastoral”, tema da palestra a ser realizada pelo Padre Joel Savio, da Diocese de Criciúma.

Às 9h30, ocorrerá o “Multiplicando Experiências” e por fim, às 11h30, a Santa Missa de encerramento do evento. Nesta ocasião, a cerimônia acontecerá no Santuário Sagrado Coração de Jesus e será presidida pelo bispo diocesano de Criciúma, Dom Jacinto Inácio Flach. (LMI)

 
Comentários