Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Dom Santos Abril y Castelló é nomeado arcipreste da Basílica de Santa Maria Maior
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 21/11/2011
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 21-11-2011, Gaudium Press) O Papa Bento XVI nomeou nesta segunda-feira, 21, o arcebispo espanhol Dom Santos Abril y Castelló como novo arcipreste da Basílica de Santa Maria Maior, no Vaticano. Dom Abril, que até o momento era vice -camerlengo da Santa Romana Igreja, assume a vaga deixada pelo cardeal norte-americano, Dom Bernard Law, que aposentou-se por motivo de idade. Cardeal Law, que era arcipreste da Basílica desde o dia 27 de maio de 2004, completou 80 anos no último dia 4 de novembro.

Dom Santos Abril y Castelló
Dom Abril nasceu em 21 de setembro de 1935 em Alfambra, na Espanha, sendo ordenado sacerdote em 19 de março de 1960 pela diocese espanhola de Teruel y Albarracín. Em 1985, entrou no serviço diplomático da Santa Sé, sendo nomeado inicialmente núncio apostólico na Bolívia. Em 29 de abril de 1985 foi nomeado arcebispo titular de Tamada. Sua ordenação episcopal veio no dia 16 de junho do mesmo ano.

Em 1989, quatro anos depois de sua ordenação, foi transferido para a nunciatura da República dos Camarões, Gabão e Guiné Equatorial e em seguida, em 1996, para a nunciatura da Sérvia. Em 2000, voltou ao continente latino-americano para representar a Santa Sé na Argentina. Três anos depois transferiu-se para Europa, assumindo a função de núncio apostólico na Bósnia e Herzegovina, Macedônia e Eslovênia.

No início de 2011, por ter alcançado o limite de idade, aposentou de seus funções como diplomata, sendo nomeado no dia 22 de janeiro vice-camerlengo da Santa Igreja Católica Romana, na Câmara Apostólica; e em 2 de abril deste ano membro da Congregação para os Bispos.

Dom Abril foi professor de espanhol do Papa João Paulo II, logo que foi eleito. Na ocasião, o pontífice preparava-se para sua primeira viagem internacional, no México, em 1979.

 

 
Comentários