Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção é reincorporada à PUC
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 20/02/2009
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

reitor.jpgSão Paulo (Sexta, 20-02-2009, Gaudium Press) A Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo assinaram nesta quinta (19) um acordo que garante a reinserção da primeira na PUC. A Faculdade de Teologia vinha tentando sua reinserção desde que se desvencilhou da universidade católica com a reforma universitária da década de 70.

A solenidade protocolar de anúncio do acordo que aconteceu ontem (a assinatura do decreto foi feita no fim do ano passado) na unidade I da Faculdade, no bairro do Ipiranga, contou com a participação de autoridades de ambas as instituições de ensino e representantes do clero.

O principal deles, o cardeal arcebispo metropolitano de São Paulo e grão-chanceler da PUC, dom Odilo Pedro Scherer, celebrou a missa inaugural que precedeu a solenidade. A cerimônia, realizada na paróquia Imaculada Conceição, que fica na mesma área da Faculdade e do Seminário mantido pela Faculdade, foi assistida por estudantes, prelados, acadêmicos, seminaristas e docentes.

Solenidade

Além de dom Odilo, participaram da solenidade do anúncio do acordo o reitor da PUC, Prof. Dr. Dirceu de Mello, o diretor da Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, Cônego Dr. Antonio Manzatto, e secretários executivos da Fundação São Paulo, mantenedora de ensino.

O acordo, na prática, faz com que a Faculdade de Teologia volte a ser uma unidade da PUC, o que significa, entre outras coisas, a chancela da decana instituição de ensino nas publicações científicas, teses de mestrado e doutorado e nos diplomas e certificados emitidos pela Faculdade. Não haverá mudanças no currículo ou nos cursos oferecidos.

Apesar de ter saído somente agora, a tratativa para a reinserção da Faculdade na PUC vem sendo feita há mais de duas décadas, como lembrou o coordenador do curso de pós-graduação da Faculdade de Teologia, padre Dr. Ney de Souza.

“Todos nós estávamos batalhando por isso. Agora, a Teologia volta para o lugar de onde na verdade nunca saiu, que é a Santa Sé”, declarou.

Para o diretor da faculdade, o Cônego Doutor Antonio Manzatto, a reincorporação à PUC só faz aumentar a responsabilidade da Faculdade de Teologia com o rigor acadêmico. “Nossa tarefa é continuar o labor teológico com excelência”, afirmou, ao ressaltar que o anúncio do acordo marca também o início das comemorações pelo sexagenário da instituição, que prosseguirão de forma mais intensa a partir do próximo semestre.

Em seu discurso, o reitor da PUC, Prof. Dr. Dirceu de Mello, destacou os trabalhos que vinham sendo feitos por antigos reitores da PUC e arcebispos de São Paulo para a definição do caráter jurídico da Faculdade de Teologia já que, em termos canônicos, segundo ele, a instituição “nunca deixou de estar no seio da Igreja”. “Todos nós somos agora ‘puquianos´”, saudou.

O cardeal arcebispo metropolitano de São Paulo e grão-chanceler da PUC, dom Odilo Pedro Scherer, também citou o panorama histórico que liga as duas instituições. “Nasceram do mesmo seio, tiveram caminhos autônomos e voltam a se juntar”, afirmou. De acordo com dom Odilo, que também lembrou as “gerações predecessoras” que iniciaram os trabalhos para a reinserção, a hora é de “desafios e possibilidades”.

“Mas desafios e possibilidades não devem ser vistos como algo penoso, negativo. Mas como algo que incita o progresso e a transformação”, sublinhou o cardeal.

Após a solenidade, foi oferecido um coquetel de confraternização aos presentes e convidados.

 

 
Comentários