Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Igreja na Albânia prepara-se para beatificação de 38 mártires
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 04/11/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Shkodër – Albânia (Sexta-feira, 04-11-2016, Gaudium Press) A Igreja Católica na Albânia, país declarado completamente ateu sob o regime comunista em 1967, celebrará no próximo dia 05 de novembro o triunfo espiritual de 38 mártires, que serão beatificados em uma Catedral usada como campo esportivo pelas autoridades comunistas durante a perseguição à Igreja.

Igreja na Albânia prepara-se para beatificação de 38 mártires.jpg

O Arcebispo Vincens Prenushi e 37 sacerdotes falecidos entre 1945 e 1974 sob o governo do ditador Enver Hoxh deram um valente testemunho da Fé em meio da supressão total da Igreja no país. “Antes de serem torturados e executados por um pelotão de fuzilamento, todos disseram ‘Viva Cristo Rei, viva Albânia. Perdoamos àqueles que nos assassinam'”, afirmou o Arcebispo de Shkodër, Albânia, Dom Angelo Massafra.

Os testemunhos de martírio incluem o do Padre Lazer Shantoja, um sacerdote tão cruelmente torturado que sua própria mãe suplicou que se procedesse sua execução para que não tivesse que seguir sofrendo os tormentos. Os mártires eram levados à morte percorrendo uma mesma rota até um muro do cemitério. Em seu caminho, os soldados os torturavam, lhes cuspiam e finalmente acabavam com suas vidas. “Isto era feito de propósito”, indicou o Bispo. “Era para que recordassem que eles sofrem por causa de seu amor por Cristo”.

“A cerimônia de beatificação será um festival alegre. Milhares de albaneses ao redor do mundo estarão seguindo-a”, comentou Dom Massafra. Um dos sobreviventes desta perseguição foi precisamente escolhido para ser criado Cardeal como reconhecimento ao seu testemunho de 28 anos de prisão por sua fidelidade ao Evangelho. (GPE/EPC)

 
Comentários