Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Igreja nos EUA anuncia campanha para ajudar a religiosos e sacerdotes anciãos
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 08/11/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Washington – Estados Unidos (Terça-feira, 08-11-2016, Gaudium Press) “Doe aos que doaram sua vida”, é o lema da campanha do Fundo para a Jubilação de Religiosos, que mais uma vez anima a Igreja nos Estados Unidos. A iniciativa, realizada todos os anos pela Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB), a partir do Departamento Nacional para a Jubilação de Religiosos (NRRO), ocorrerá entre os dias 10 e 11 de dezembro na maioria das paróquias do país.

Igreja nos EUA anuncia campanha para ajudar a religiosos e sacerdotes anciãos.jpg

A iniciativa consiste em uma coleta que tem por objetivo apoiar as necessidades dos sacerdotes, religiosos e religiosas anciãos, especialmente aqueles que requerem ajuda e não podem receber assistência por parte de suas comunidades.

“A contínua generosidade a favor das necessidades dos religiosos de idade avançada é realmente alentadora”, comentou a Irmã Stephanie Still, religiosa da Apresentação e diretora executiva da NRRO, que é citada em nota de imprensa emitida pelo Episcopado norte-americano.

A NRRO se encarrega de distribuir os fundos coletados nas diferentes comunidades, que os utilizam para reforçar as economias da jubilação de seus membros e também para subsidiar seus gastos diários, entre eles cuidados de enfermagem e medicamentos.

Igualmente, o Departamento para a Jubilação de Religiosos atribui fundos adicionais para ajudar as comunidades mais necessitadas, e uma parte da coleta também se destina para educar no planejamento da jubilação e na apresentação de diversos serviços para os anciãos.

“Os donativos ao Fundo de Jubilação para Religiosos permite ao nosso departamento proporcionar assistência financeira, recursos e programas educativos que ajudem as comunidades religiosas a reduzir os déficits financeiros e planejar suas necessidades de jubilação a longo prazo”, acrescentou a Irmã Stephanie Still.

A coleta foi posta em marcha pelos Bispos Norte-americanos em 1988 com o objetivo de dar uma solução à significativa carência de financiamento para a jubilação dos religiosos no país. Desde que a coleta se iniciou, os católicos dos Estados Unidos doaram mais de 785 milhões de dólares.

Atualmente se beneficiam desta iniciativa 33 mil religiosas, religiosos e sacerdotes, cujas comunidades carecem de fundos suficientes para financiar sua jubilação. Em 2015 a coleta arrecadou 30,7 milhões de dólares, o que permitiu ao NRRO distribuir 25 milhões de dólares a 401 comunidades religiosas de diferentes pontos dos Estados Unidos.

Apesar da grande generosidade dos fiéis, a Igreja dos Estados Unidos anima para que a coleta deste ano de 2016 seja ainda maior, porque são muitas as necessidades que se deve atender.

“As comunidades religiosas são financeiramente autônomas e portanto responsáveis pela atenção e apoio aos seus membros. Historicamente, os irmãos, irmãs e sacerdotes de ordens religiosos, conhecidos coletivamente como religiosas e religiosos, desempenharam seus ministérios em troca de espórtulas muito baixas. Como resultado, muitas comunidades agora carecem de economias para sua jubilação. O aumento no custo dos cuidados médicos e a perda considerável de ingressos pela redução na quantidade de religiosos que podem continuar seu ministério em posições pagas, agravam a escassez de fundos”, expõem a nota de imprensa da USCCB. (GPE/EPC)

 
Comentários