Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Iniciadas as Pregação Advento: Espírito Santo, fonte de esperança
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 02/12/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 02-12-2016, Gaudium Press) O Papa Francisco participou da Primeira das Pregações do Advento. Ela foi realizada na Capela Redemptoris Mater, no Vaticano. As reflexões foram feitas por Frei Raniero Cantalamessa, capuchinho. O tema geral para os exercícios espirituais desse Advento é: “Bebamos, sóbrios, a embriaguez do Espírito Santo”.

Na primeira reunião, Frei Cantalamessa disse que o Espírito Santo é “a novidade teológica e espiritual mais importante depois do Concílio e a principal fonte de esperança da Igreja”.

Caminhos na ordem da Criação e da Redenção

Segundo o padre Raniero, na ordem da criação e do ser, tudo parte do Pai, passa pelo Filho e chega a nós pelo Espírito; na ordem da redenção e do conhecimento, tudo começa com o Espírito Santo, passa pelo Filho e regressa ao Pai.

Aspectos da Ação do Espírito Santo

Partindo do Credo, Frei Cantalamessa propõe em suas meditações de Advento, alguns aspetos da ação do Espírito Santo:
“Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida”; “Que procede do Pai e do Filho e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado”; “ele falou pelos profetas”.

A Carta aos Hebreus diz que “depois de falar um tempo através dos profetas, nos últimos tempos, Deus falou-nos pelo Filho”. Assim, o Espírito não deixou de falar pelos profetas, fê-lo com Jesus e fá-lo ainda hoje na Igreja.

Ao encerrar sua primeira meditação Cantalamessa lembrou que “a teologia, a liturgia e a piedade cristã, tanto no Oriente como no Ocidente, consolidaram um símbolo de fé: o Credo.”

As pregações

As pregações acontecem nas sextas-feiras do Advento e serão realizadas ainda, além desta primeira, outras três, nos próximos dias 9, 16 e 23 de dezembro.

Junto com o Santo Padre, participam também das pregações: cardeais, arcebispos, bispos, secretários das congregações, prelados da Cúria Romana e do Vicariato de Roma e também os superiores gerais e procuradores das Ordens Religiosas, que fazem parte da Capela Pontifícia. (JSG)

 
Comentários